RELATOS REFLEXIVOS - COORDENAÇÃO DE CURSO NO ENSINO SUPERIOR

DESAFIOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO

Autores

  • Mônica Daltro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Palavras-chave:

Coordenação, Graduação, Mediação, Práxis, Psicologia

Resumo

Este estudo relata a experiência de coordenação de curso de graduação em psicologia numa instituição privada de ensino superior. Identifica a rede de atribuições e relacionamentos próprias à coordenação articuladas às distintas possibilidades de deslocamento subjetivo na ocupação desta função e discute os efeitos deste exercício de deslocamento no processo formativo. A experiência resultou em um Projeto Político Pedagógico, coletivamente construído, com aumento significativo no número de alunos no curso, e investimento na qualificação do corpo docente. O conjunto da experiência administrativa-pedagógica afirma os efeitos de fortalecimento institucional   e de empoderamento docente e discente baseados em um processo de mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Daltro, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Professora Adjunta do Curso Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Referências

COULON, ALAIN. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), 2008. 276 p.

FONSECA, DIRCE MENDES; FONSECA, MARÍLIA. A função do coordenador como fator essencial para a qualidade dos cursos de pós-graduação lato sensu http://www.anpae.org.br/simposio20ll/cdrom20ll/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0l35.pdf

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

HOFFMANN, JUSSARA M.L. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. Educação e Realidade, Porto Alegre, l99l.

IMBERT, F. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Plano, 2003.

JACOBUCCI, D., & JACOBUCCI, G. (2008). Correndo na esteira rolante - a experiência de coordenar um curso de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Olhar de professor, ll(l), 8l-l0l. LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Pesquisa em educação. Possibilidades investigativas/ formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, 2008. Vol.2.

MARQUESIN, DENISE FILOMENA BAGNE; PENTEADO, ADRIANO FRANCO; BAPTISTA, DENISE CRISTINA. O coordenador de curso da Instituição de Ensino Superior: atribuições e expectativas. Revista de Educação, v. ll, n. l2, p. 7-22, 2008.

MEC - Avaliação das Condições de Ensino- ACE/Manual de Avaliação- 2002, atualizada em 2005. SCHMITT, MIGUEL ÂNGELO. Ação-Reflexão-Ação: a prática reflexiva como elemento transformador do cotidiano educativo. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, nº 25, mai.-ago. 20ll, p. 59-65.

VYGOTSKY, LEV. S. (l994). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

DALTRO, M. RELATOS REFLEXIVOS - COORDENAÇÃO DE CURSO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 7, p. 86–94, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/91. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos