UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE

UMA EXPERIÊNCIA MEMORÁVEL

Autores

  • Ana Vitória da Paixão Silva GEOTEC

Palavras-chave:

Idoso, Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

Algumas universidades estão priorizando  a  vida  do  idoso  através de projetos que visam a reintegração desses sujeitos na sociedade contemporânea,  que  hoje  se  apresenta  mais  tecnológica  e  globalizada.  A Universidade do Estado da Bahia {UNEB}, contemplou essa política de inclusão social para o idoso criando assim a Universidade Aberta a Terceira Idade {UATI}. Dessa forma, surge a oportunidade de discutirmos, neste trabalho, a importância da valorização e inserção do idoso nesta sociedade tecnológica. O objetivo concerne em inserir os sujeitos idosos, da UATI, nas dinâmicas tecnológicas desta nova sociedade, instaurada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Os relatos das experiências mostram que os sujeitos envolvidos na pesquisa foram inseridos através de uma metodologia diferenciada e inovadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Vitória da Paixão Silva, GEOTEC

Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação; Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior; Pedagoga. Pesquisadora do GEOTEC e da Universidade Aberta a Terceira Idade da Universidade do Estado da Bahia.

Referências

BOTH, Agostinho. Envelhecimento humano: múltiplos olhares, Passo Fundo, UFPF, 2003.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembrança de Velhos, 3ª ed. - São Paulo: Companhia da Letras, 1994. BRANDÃO, C. R. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense,1985.

CAMARANO, A. A; KANSO, S; LEITÃO e MELLO, J. Como vive o idoso brasileiro? In: CAMARANO, A. A. Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rio de Janeiro: IPEA, 2004. p. 25-74

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 1999.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003

FILHO, PAULA. Multimídia: Conceitos e Aplicações. 1ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª edição.

HETKOWSKI, Tânia Maria; NASCIMENTO, Antônio Dias. Educação e comunicação. Diálogos contemporâneos e novos espaços de reflexão. Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnologias. Edufba,. 400 p. 2009.

KACHAR, Vitória. Terceira idade e informática: aprender revelando potencialidades. São Paulo: Cortez, 2003

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo, Ed. Ática,1993.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993. 208 p.

OLIVEIRA, R. C. S. Terceira Idade: do repensar dos limites aos sonhos possíveis. Campinas: Papirus, 1999.

PASQUALOTTI, Adriano; BOTH, Agostinho. Pessoa idosa, tecnologias de comunicação e interação e educação permanente: um encontro esperado, um fato possível. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

PEREIRA, Cláudia; NEVES, Rui. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, junho 2015: 05-26.

SANTOS, L.A. Tecnologias de informação e comunicação: o e-mail redimensionando as relações sociais de idosos. Dissertação de Mestrado em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

SILVA, J. C. Velhos ou idosos. A terceira idade, São Paulo, v. 14, n. 26, p. 94-111. jan. 2003.

TURKLE, S. A vida no Ecrã. A identidade na era da internet. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 1997.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

SILVA, A. V. da P. UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE: UMA EXPERIÊNCIA MEMORÁVEL. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 7, p. 95–106, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/89. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos