Aprendizagem Baseada em Problemas

Metodologia Educacional Ativa, Aplicada

Autores

  • Néliton G. Azevedo Universidade Veiga de Almeida
  • Diana Paola Gutierrez Diaz de Azevedo Fundación Santa Fé de Bogotá

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, construção de conhecimento, aprendizagem significativa, educomunicação, interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho investiga o uso experimental do processo de Ensino- Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP} nos cursos de Administração e Contabilidade da Universidade Veiga de Almeida, como metodologia pedagógica que objetiva a construção de conhecimento baseado na compreensão, análise e planejamento de soluções em relação a problemas reais, possibilitando uma aprendizagem ativa, significativa e crítica, promovendo um ambiente intelectual colaborativo de pesquisa, atento à interdisciplinaridade. Objetiva estimular a iniciativa estudantil relacionada a processos autônomos em sua formação profissional, elevando a capacidade cognitiva interdisciplinar e sistêmica e a cooperação na aprendizagem, adquirindo competências reflexivas e investigativas. Sua metodologia busca implementar e acompanhar o processo cognitivo discente sob orientação, tendo no professor um tutor e mediador, orientando o caminho de "aprender a aprender".. A pesquisa - em curso, demonstra a efetividade do processo ABP na aquisição e desenvolvimento de saberes necessários para atuar na sociedade atual em sua complexidade e variabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Néliton G. Azevedo, Universidade Veiga de Almeida

Professor universitário, Universidade Veiga de Almeida, RJ. Economista (UFMG}, Educador (UFF}. Doutor em Educação (UFF}, Mestre em Educação (UFF}, Pós-graduado em Educação Superior (Gama Filho}, Pós-graduado em História Contemporânea (UFMG}, Pós-graduando em Filosofia Clássica e Moderna (UERJ).

Diana Paola Gutierrez Diaz de Azevedo, Fundación Santa Fé de Bogotá

Enfermeira Chefe da Fundación Santa Fé de Bogotá. Colômbia, Educadora / Docente Universitária. Graduada em Enfermagem pela Universidad Nacional de Colombia. Mestre em Educação pela Universidad Militar Nueva Granada. Colômbia, Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Referências

BARELL, J.. El Aprendizaje basado en problemas, Un enfoque investigativo. Buenos Aires: Editorial Manantial, 1999.

BRANDA, L. (2001} Aprendizaje basado en problemas, centrado en el estudiante, orientado a la comunidad. ln: Aportes para un cambio curricular en Argentina 2001. Jornadas de Cambio Curricular de la Facultad de Medicina de la Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires: Organización Panamericana de la Salud (pp. 79-101}.

BRlDGES, E. M.. Problem Based Learning for Administrators. ERlC Clearinghouse on Educational Management, University of Oregon, 1992.

DELORS, J. (org.}. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC, 1998.

EVENSEN, D. H. HMELO, C. E. (editores}. Problem-Based Learning, A research perspective on learning interactions. New York: Routledge, 2013.

FRElRE, Paulo. lntrodução ao Papel da Educação na Humanização. ln: Revista Paz e Terra, nº 9, São Paulo: Ed. Paz e Terra, s/d.

FRlGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. ldeação. ln: Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste-Campues de Foz de lguaçu, v. 10, n. 1, 2008.

GlL, A. C.. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

HUNG, W. JONASSEN, D. H. LlU, R. Problem-based learning. ln: Handbook of research on educational communications and technology, v.3, 2008, p. 485-506.

MlTRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. São Paulo: Ciência & Saúde Coletiva. 13 (suplemento 2}, 2133-2144, 2008.

ORTlZ, J. A. M. ET AL. Aprendizaje basado en problemas: una alternativa al método tradicional. ln: Revista de la Red Estatal de Docencia Universitaria. Vol. 3. N.Q2, Madrid, 2007.

SlMAS, Carolina; VASCONCELOS, Fernanda. Método ABP na medicina: origem e desdobramentos. ComCiência, Campinas, n. 115, 2010. Disponível em <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000100002&lng=es&nrm=iso>. Acessado em 27 de fevereiro de 2016.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

AZEVEDO, N. G.; AZEVEDO, D. P. G. D. de. Aprendizagem Baseada em Problemas: Metodologia Educacional Ativa, Aplicada. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 7, p. 43–51, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/88. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos