As Dificuldades do Exercício Profissional da Educação Física e o Aparecimento de Sintomas Sugestivos para a Síndrome de Burnout, no Município de Cabo Frio, RJ

Autores

  • Carla Cristina Machado Universidade Veiga de Almeida
  • Alexandre Motta de Freitas Universidade Veiga de Almeida
  • Claudia Cristina Machado de Figueiredo de Oliveira Universidade Veiga de Almeida

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Educação Física, Trabalho

Resumo

A síndrome de Burnout é uma doença do esgotamento profissional que atinge os professores. O objetivo deste estudo foi compreender de que forma as dificuldades encontradas no cotidiano escolar contribuem para a instalação dos sintomas da Síndrome de Burnout nos professores de Educação Física do Ensino Fundamental. Foi aplicado um questionário a 12 docentes. A Síndrome de Burnout não foi identificada em nenhum indivíduo da amostra, tal fato pode ser atribuído à prática de atividade física, maior relação afetiva e tipo de personalidade. Mesmo sem nenhum caso da Síndrome, suas subescalas puderam ser percebidas em quase todos os indivíduos estudados. Deste modo, é necessário que sejam adotadas medidas que visem melhorar as condições de trabalho e de vida dos profissionais licenciados em Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristina Machado, Universidade Veiga de Almeida

Graduanda em Educação Física - Bacharelado pela Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio.

Alexandre Motta de Freitas, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco, professor e coordenador dos cursos de Licenciatura, Bacharelado e Pós-Graduação em Educação Física na Universidade Veiga de Almeida (campus Cabo Frio) e professor da rede municipal em Nova Iguaçu.

Claudia Cristina Machado de Figueiredo de Oliveira, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Biologia, professora dos cursos da área de saúde na Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio.

Referências

AGUIAR, A.R.V; AGUIAR, J.R.V, SANDES, N.M.; MACEDO, E.M.A; ARAÚJO, S.N.M.; MOURA, E.C.C. Caracterização da Síndrome de Burnout: uma revisão bibliográfica. Disponível em: http://www.abeneventos.com.br/anais_61cben/files/01845.pdf, 2009. Consultado em 02/05/2014.

BENEVIDES-PEREIRA, A.M. Quando o trabalho ameaça o bem estar do trabalhador. 2ª. ed. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2002.

BERNARDI, A.P. Oprojetopolíticopedagógico: possibilidadededesenvolvimentoprofissionaldoprofessor de Educação Física. 2006. 67f. Monografia (Especialização em Gestão Educacional} - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

BETTI, I.C.R.; MIZUKAMI, M.G.N. História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.3, n.2, dez., 1997.

BETTI, M. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BOTH, J. Qualidade de vida na carreira docente em Educação Física no magistério público estadual de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, Dissertação de Mestrado, Centro de Desportos da UFSC, 2008. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: MEC: 1997

CAPARROZ, F. E. Discurso e pratica pedagógica: elementos para refletir sobre a complexa teia que envolve a educação física na dinâmica escolar. In. CAPARROZ, F. E. (Org.}. Educação Física escolar: política, investigação e intervenção. Vitória: Proteoria, 2001.

CERVO, A. L.; BERVIAM, P. A. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996

CLARO JR, R.S.FILGUEIRAS, I.P. Dificuldades de gestão de aula de professores de Educação Física em início de carreira na escola. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, no 8, volume 2, pág. 9-24, 2009 DAÓLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. São Paulo: Guanabara Koogan, 2003. KRUG, H. N. Vale a pena ser professor... de Educação Física escolar? Revista Digital Lecturas: Educacíon Física y Desportes, Buenos Aires, a, 13, n.122, 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd122/vale-a-pena-ser-professor-de-educacao-fisica-escolar.htm. Consultado em 02/05/2014.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública - A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Cortez, 1985.

MOREIRA, H.R.; COLLET, C.; FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V. Síndrome de Burnout em professores de Educação Física: um estudo de caso. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Ano 13 - Nº 123 - Agosto de 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/. 2008. Consultado em 02/05/2014.

NUNES, F.S. Educação Física frente ao processo de terceirização. 2001. Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física} - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2001

TANI, G. Educação Física Escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista - São Paulo: EPU, 1998.

TIERA, V.L.; ULBRICHT, L.; RIPKA, W.L. A prevalência da Síndrome de Burnout nos profissionais da Educação Física, EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 16, Nº 163, Diciembre de 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/, 2011. Consultado em 06/04/2014.

ZARAGOZA, J. M. E. O Mal estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: EDUSC, 1999.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

MACHADO, C. C.; FREITAS, A. M. de; OLIVEIRA, C. C. M. de F. de. As Dificuldades do Exercício Profissional da Educação Física e o Aparecimento de Sintomas Sugestivos para a Síndrome de Burnout, no Município de Cabo Frio, RJ. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 7, p. 107–118, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/87. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos