OLHARES SOBRE A HISTÓRIA DO PAISAGISMO NO BRASIL

RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, ARTE E ARQUITETURA

Autores

  • Lucas da Silva Rudolpho Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Guido Paulo Kaestner Neto Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Charles Immianovsky Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i14.785

Palavras-chave:

Arquitetura e Urbanismo, Paisagismo, Arte, Educação, Docência

Resumo

Esse texto evidencia as dimensões da criação e da invenção que permeiam a formação do arquiteto paisagista, tensionando questões sobre o ser docente no âmbito dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Para isso, documenta atividades de ensino sobre a história do paisagismo no Brasil, desenvolvidas na disciplina de Paisagismo, Espaços Livres e Resiliência Urbana de um curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, bem como as visualidades produzidas pelos estudantes da disciplina no ano de 2024. Com base nesse material, reflete-se sobre as relações entre educação, arte e arquitetura que permeiam a formação do arquiteto paisagista e do professor que atua nesse campo.

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Biografia do Autor

Lucas da Silva Rudolpho, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).                

Guido Paulo Kaestner Neto, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Charles Immianovsky, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor de Arte do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna.

Referências

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Publicado

2025-02-04

Como Citar

DA SILVA RUDOLPHO, L.; KAESTNER NETO, G. P.; IMMIANOVSKY, C. OLHARES SOBRE A HISTÓRIA DO PAISAGISMO NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, ARTE E ARQUITETURA. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 14, p. 120–131, 2025. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i14.785. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/785. Acesso em: 13 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos