UMA NARRATIVA DO TESTEMUNHO A PARTIR DA OBRA "O PÊNDULO DE EUCLIDES", DE ALEILTON FONSECA

Autores

  • Davi Assunção Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i14.780

Palavras-chave:

Testemunho, Memória, O Pêndulo de Euclides, Romance Histórico

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da obra O Pêndulo de Euclides, do professor e escritor baiano Aleilton Fonseca, na qual realizo uma abordagem sobre os aspectos políticos que atravessam a escrita do autor. Tais atravessamentos dizem respeito aquilo que, nesse Romance Histórico, trata-se de um forte potencial para o testemunho, capaz de produzir/revelar imagens ainda pouco visíveis do acontecimento que ficou conhecido com a Guerra de Canudos. Neste sentido, pretende-se aqui pôr em evidência a perspectiva de um escritor advindo do povo sertanejo, haja vista que a história de Canudos teve como sua principal testemunha os relatos e descrições apresentadas na obra cânone “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, obra a qual Fonseca mostra-se ao mesmo tempo aliado e crítico. Para esses desdobramentos, faz-se de total importância as abordagens do autor alemão Georges Didi-Huberman, em sua obra Imagens apesar de tudo, além das concepções sobre memória apresentadas pela filósofa Jeanne Marie Gagnebin (2009) e as perspectivas nietzschianas sobre “verdade” (2001).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUNHA, Euclides. Os Sertões. São Paulo: Três, 1984 (Biblioteca do Estudante).

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Tradução: Vanessa Brito e João Pedro Cachopo. São Paulo, Editora 34, 2020.

FONSECA, Aleilton. O Pêndulo de Euclides. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. 2. ed. São Paulo: Editora 34 Ltda., 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

ASSUNÇÃO, D. UMA NARRATIVA DO TESTEMUNHO A PARTIR DA OBRA "O PÊNDULO DE EUCLIDES", DE ALEILTON FONSECA. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 14, p. 84–94, 2025. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i14.780. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/780. Acesso em: 21 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos