UMA NARRATIVA DO TESTEMUNHO A PARTIR DA OBRA "O PÊNDULO DE EUCLIDES", DE ALEILTON FONSECA
DOI:
https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i14.780Palavras-chave:
Testemunho, Memória, O Pêndulo de Euclides, Romance HistóricoResumo
O presente artigo apresenta uma análise da obra O Pêndulo de Euclides, do professor e escritor baiano Aleilton Fonseca, na qual realizo uma abordagem sobre os aspectos políticos que atravessam a escrita do autor. Tais atravessamentos dizem respeito aquilo que, nesse Romance Histórico, trata-se de um forte potencial para o testemunho, capaz de produzir/revelar imagens ainda pouco visíveis do acontecimento que ficou conhecido com a Guerra de Canudos. Neste sentido, pretende-se aqui pôr em evidência a perspectiva de um escritor advindo do povo sertanejo, haja vista que a história de Canudos teve como sua principal testemunha os relatos e descrições apresentadas na obra cânone “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, obra a qual Fonseca mostra-se ao mesmo tempo aliado e crítico. Para esses desdobramentos, faz-se de total importância as abordagens do autor alemão Georges Didi-Huberman, em sua obra Imagens apesar de tudo, além das concepções sobre memória apresentadas pela filósofa Jeanne Marie Gagnebin (2009) e as perspectivas nietzschianas sobre “verdade” (2001).
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Referências
CUNHA, Euclides. Os Sertões. São Paulo: Três, 1984 (Biblioteca do Estudante).
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Tradução: Vanessa Brito e João Pedro Cachopo. São Paulo, Editora 34, 2020.
FONSECA, Aleilton. O Pêndulo de Euclides. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. 2. ed. São Paulo: Editora 34 Ltda., 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
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