ESCOLA MERITOCRÁTICA

onde está a igualdade de condições para o acesso e permanência de todas as crianças e jovens na escola?

Autores

  • Tânia Maria Hetkowski UNEB

Palavras-chave:

Escola, Meritocracia, Educação Básica

Resumo

Este ensaio tem como objetivo abordar sobre a meritocracia perversa que perpassa as escolas de Educação Básica do século XXI, em especial da rede privada, que alicerçam seus pressupostos ideológicos, seus modelos de curricula- rização, suas formas de avaliação e suas atividades coletivas estribadas na competitividade, na demonstração de competências, na conquista de méritos e no desempenho de notas robustas, caso contrário são convidados, pressionados ou expulsos desses espaços arquitetados para “alunos brilhantes”. Assim, identificamos nas histórias de mães, pais, responsáveis por crianças em fase escolar, muitas lutas, tristezas, angústias e descontentamento com estas escolas quando seus filhos são apenas “crianças normais”, potenciais a serem grandes heróis de um futuro quase sempre incerto, porque o importante, nessa sociedade da estupidez, não é ser dez na escola, mas ser dez na vida. Aprender a respeitar o outro, a exercer a ética da solidariedade, a lidar com as adversidades e as diferenças e acima de tudo aprender que a Escola é um espaço onde (com)vivem gentes com histórias e potenciais singulares. Desde modo, desejamos que os/as gestores/as escolares repensem suas funções e suas ações junto a estas crianças e jovens, futuros homens e mulheres, que cuidarão de nós idosos, velhos, anciões, também sujeitos singulares.

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Biografia do Autor

Tânia Maria Hetkowski, UNEB

PhD em Informática na Educação – Uchile, Doutora em Educação – UFBA. Professora da UNEB, atuando nos Programas de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) e, Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Pesquisadora nas áreas da Educação Básica, Formação de Professores e TIC e Mãe de uma adolescente e aluna da Educação Básica.

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Publicado

2020-06-06

Como Citar

HETKOWSKI, T. M. ESCOLA MERITOCRÁTICA: onde está a igualdade de condições para o acesso e permanência de todas as crianças e jovens na escola?. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 10, p. 29–35, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/74. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos