A DESCONSTRUÇÃO SONORA E O TECIDO SÔNICO NO AUDIOVISUAL
Palavras-chave:
som, trilha sonora, escuta, cinema, audiovisualResumo
O presente ensaio é parte de uma pesquisa de doutorado sobre o tecido sônico no audiovisual. Aqui, pretendemos realizar uma breve abordagem histórica da utilização dos meios técnicos de produção e reprodução sonora e sua aplicação no para o desenvolvimento de uma narrativa sonora audiovisual. Traremos também um levantamento sobre os aspectos morfológicos a partir da desconstrução da trilha musical utilizando o método da desconstrução derridiana e da análise estrutural de Barthes e em seguida apontar o conjunto sonoro que forma o tecido sônico da obra audiovisual. Esse levantamento sobre os aspectos morfológicos será acompanhado de uma atenção sobre a posição da escuta como objeto de pesquisa a partir das perspectivas da fenomenologia e dos conceitos de objeto sonoro (Schaeffer) e evento sonoro (Schafer).
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Introdução à Análise Estrutural da Narrativa. In: A Aventura Semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo, SP: Editora da USP, 2013
CASTANHEIRA, José Cláudio Siqueira. Modelos de escuta: delineando o objeto de pesquisa. E-Compós, v. 19, n. 2, 2016.
CHION, Michel. A Audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Edições texto& Grafia, 2008.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
EISENSTEIN, Serguei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2001.
MARTIN, Marcel. A linguagem do cinema. Lisboa: Dinalivro, 2005.
METZ, Christian. Le Signifiant Imaginaire. In: Communications, 23, 1975. Pp. 3-55. Ver: https://www.persee.fr/doc/comm_0588-8018_1975_num_23_1_1347. Visitado em: 25/03/2023.
SCHAEFFER, Pierre. Le Traité des Objets Musicaux. Paris: Seuil, 1996.
SCHAFER, Murray. A Afinação do Mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
STERNE, Jonathan. The audible past: cultural origins of sound reproduction. Durham: Duke University Press Books, 2003.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas, SP: Papirus, 2012.
VERÓN, Eliseo. Mediatización y enunciación. In: Semiosis Social 2, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciada sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/