PRÁTICA DE ENSINO DA METODOLOGIA PROJETUAL NO CURSO DE DESIGN

um olhar para o pensamento criativo e interdisciplinar

Autores

  • Carina Santos Silveira UNIJORGE
  • Rodrigo Luz

Palavras-chave:

Metodologia de Projeto em Design, Metodologia de ensino, problematização

Resumo

Este relato, dado a partir da experiência como docentes, com anos de atuação no ensino da disciplina de Metodologia de Projeto, nas mais diversas áreas e subáreas do Design, objetiva apresentar aspectos reflexivos sobre a abordagem pedagógica para a condução da disciplina na formação de Designers, considerando a dicotomia entre a prática e a teoria, e buscando o papel protagonista do aluno, através do modelo de pensamento criativo na identificação de problemas até a chegada na proposta de solução projetual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Santos Silveira, UNIJORGE

Designer e Doutora em Artes Visuais, professora da UNIJORGE

Rodrigo Luz

Designer, Engenheiro e Mestre em Gestão e Tecnologias Industriais

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de produto, Guia práttico para o Design de novos produtos. 2 ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2000.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. Editora Blücher, 2011.

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso

das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf>, acesso em abril de 2021

CORRÊA, Glaucinei Rodrigues; CASTRO, Maria Luiza AC. O pensamento complexo de Edgar Morin e o design. Estudos em Design, v. 21, n. 1, 2013.

LIMA, Karoline de Carvalho Nunes de; et al. METODOLOGIA ATIVA E INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO E

APRENDIZAGEM:“DESIGN THINKING”. Revista Cientifica on-line-Tecnologia, Gestão e Humanismo, v. 9, n. 2, 2019.

LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 421-434, 2016.

LÖBACH, Bernd. Design industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MARIÑO, Suzi. Método cientifico x processos criativos x metodologia de projeto em Design: Uma relação entre os métodos e o comportamento do ser humano no processo de criar. Salvador: UFBA-PPGAV, 2017. 21 p.

MORAES, A.; MONT’ALVÃO, C. Ergonomia, Conceitos e Aplicações. Rio de Janeiro: IUSER, 2003.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

PALMADE, Guy. Interdisciplinaridade e ideologias. Madrid: Narcea, 1979. SENA, Luiza (Org.).

ROZENFELD, Henrique; AMARAL, Daniel Capaldo. Gestão de projetos em desenvolvimento de produtos. São Paulo: Saraiva, 2006

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

SILVEIRA, C. S.; LUZ, R. PRÁTICA DE ENSINO DA METODOLOGIA PROJETUAL NO CURSO DE DESIGN: um olhar para o pensamento criativo e interdisciplinar . Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 9, p. 65–71, 2023. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/50. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos