APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Paulo Henrique Xavier
  • Renelson Ribeiro Sampaio
  • José Vicente Cardoso Santos
  • Vanessa Nascimento Monteiro
  • Gilson Amorim Carvalho

Palavras-chave:

Equação Diferencial Ordinária, PBL, Simulação Computacional

Resumo

Considera-se que o ensino de matemática é de fundamental importância para qualquer curso na área de ciências naturais, em especial os cursos das Engenharias. Neste caso as equações diferenciais ordinárias são de fundamental importância ao tempo em que se evidenciam também as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem. Neste trabalho aplica-se o método Problem-Based Learning em um grupo de estudantes do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário SENAI CIMATEC, desta forma, o problema proposto para essa pesquisa visa à veracidade ou não do ensino de EDOs. Para consolidar esta investigação foi aplicado a Teoria dos Campos Conceituais e avaliações com o intuito de observar o comportamento e a atitude dos alunos em relação às ações do método. Ao final do trabalho foi aplicado um questionário para serem respondido pelos alunos no qual deveriam avaliar a metodologia de ensino utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Xavier

Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial - MCTI pela Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec, SENAI, Brasil.

Renelson Ribeiro Sampaio

Doutorado em Science Policy Research Unit. University of Sussex, SUSSEX, Inglaterra.

José Vicente Cardoso Santos

Doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (Faculdade de Tecnologia SENAI-CIMATEC do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas Cognitivos na área de concentração de Sistemas Complexos.

Vanessa Nascimento Monteiro

Mestrado em Química Aplicada pelo PGQA – Programa de Pós-graduação em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB.

Gilson Amorim Carvalho

Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo PPGEFHC da Universidade Federal da Bahia, UFBA.

Referências

BARROWS, H. S.; TAMBLYN, R. M. Problem-Based Learning in Medicine and Beyond. In: . San Francisco: Jossey-Bass, 1996.

BICUDO, M. A. V. Educação Matemática. [S.l.]: Ed. Moraes, 1986.

CUNHA, M. I. Impactos das Políticas de Avaliação Externa na Configuração da Docência. In: . Rio de Janeiro: Políticas Organizativas e Curriculares, Educação Inclusiva e Formação de Professores, 2002.

DELISLE, R. How to use Problem-Based Learning in the Classroom. In: ASCD. Virginia, EUA: Alexandria, 1997.

DUARTE, A. L. A.; CASTILHO, S. F. da R. Metodologia da Matemática: A Aprendizagem Significativa nas, Séries Iniciais. [S.l.]: Ed. Vigília, 1985.

FILHO, O. P. F. O Desenvolvimento Cognitivo e a Reprovação no Curso de Engenharia. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Porto Alegre, RS: ABENGE, 2001.

Matemática Análise de sua Importância na Aprendizagem de Conceitos de Probabilidade. Artigo faculdade de Matemática, PUCRS, 2009. Disponível em: <https://www.pucrs.br/famat/viali/ticliteratura/artigos/objetos/comunica13.pdf>. NETO, E. R. Didática da Matemática. [S.l.]: Ed. Ática, 1998.

OLIVEIRA, E. A. de; IGLIORI, S. B. C. Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais: Um levantamento Preliminar da Produção Científica. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, 2013.

PRATES, M. E. V. de O. O Processo Tutorial no Método de Aprendizagem Baseada em Problemas(ABP) no Curso de Medicina da USBE: a compreensão dos estudantes. In: .[S.l.: s.n.], 2009

RANGEL, A. C. S. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança: uma experiência em diferentes contextos sócio-econômicos. In: . Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

SANTOS, J. J. A. dos; MOITA, F. M. G. da S. C. Objetos de Aprendizagem e o Ensino de VERGNAUD, G. A classification of cognitive tasks and operations of thought involved in addition and subtraction problems. addition and subtraction. a cognitive perspective. hillsdale, n.j.: Lawrence erlbaum. p. 39-59, 1982.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

XAVIER, P. H.; SAMPAIO, R. R.; SANTOS, J. V. C.; MONTEIRO, V. N.; CARVALHO, G. A. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM CURSOS DE ENGENHARIA. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 11, p. 167–175, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/42. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos