EXPERIÊNCIA DOCENTE NA PRODUÇÃO E NA PROBLEMATIZAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO NO ENSINO SUPERIOR EM CURSOS DE SAÚDE

Autores

  • Ana Luiza Dias Angelo Centro Universitário Jorge Amado
  • Rafael Cabral de Souza Centro Universitário Jorge Amado
  • Danuza Jesus Mello de Carvalho Centro Universitário Jorge Amado
  • Katia Jane Chaves Bernardo UNEB

Palavras-chave:

Ensino superior, Educação, Metodologias ativas, Educação em saúde, Avaliação

Resumo

A problematização é um princípio da aprendizagem significativa e das metodologias ativas que estimulam o discente ao exercício da colaboração e ao desenvolvimento de atividades socio interacionais, enquanto realiza as atividades que geram aprendizado. A tutoria tem sido utilizada como recurso metodológico importante na medida em que representa um processo humanizado no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência dos docentes na produção e na problematização de casos para desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem tendo como base a metodologia da aprendizagem baseada em problemas. Trata-se de um relato de experiência descritivo sobre a execução de um projeto de intervenção de situações problema envolvendo os cursos de saúde de uma instituição privada de ensino superior de Salvador.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Dias Angelo, Centro Universitário Jorge Amado

Pós Doutora pelo programa de Biotecnologia da Fundação Osvaldo Cruz. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia, docente do do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Rafael Cabral de Souza, Centro Universitário Jorge Amado

Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Faculdade de Medicina da Bahia – UFBA, docente do curso de Fonoaudiologia Centro Universitário Jorge Amado.

Danuza Jesus Mello de Carvalho, Centro Universitário Jorge Amado

Mestra em Enfermagem e Saúde pelo PPGENF-UFBA, docente do curso de Enfermagem Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Katia Jane Chaves Bernardo, UNEB

Doutora em História Social pela Universidade Federal da Bahia, professora assistente da UNEB.

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

ANGELO, A. L. D.; SOUZA, R. C. de; CARVALHO, D. J. M. de; BERNARDO, K. J. C. EXPERIÊNCIA DOCENTE NA PRODUÇÃO E NA PROBLEMATIZAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO NO ENSINO SUPERIOR EM CURSOS DE SAÚDE. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 11, p. 77–81, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/35. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos