Ensino Híbrido

Enlace de Experiências Pedagógicas em Metodologias Ativas

Autores

  • June Maria Emeline Mesquita do Barreiro Rothstein Universidade Veiga de Almeida
  • Maria da Glória Gonçalves Santos Unijorje

Palavras-chave:

Intercâmbio Docente, Experiências pedagógicas, Ensino Híbrido

Resumo

Este artigo é produto de uma experiência de intercâmbio docente entre as instituições de Ensino Superior que integram a Rede Ilumno: Universidade Veiga de Almeida (UVA) e o Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). O encontro interinstitucional promoveu a troca de experiências pedagógicas fundamentadas na concepção de ensino híbrido, nas diferentes áreas de formação. O estudo parte do histórico do ensino híbrido na contemporaneidade suscitando o debate na conjuntura dos arranjos tecnológicos gestados na era da informação. Anuncia o conceito de ensino híbrido como uma referência para o fazer pedagógico relacionado às novas demandas que exigem uma multiplicidade de saberes para uma compreensão plural e integral das competências geradas no ambiente acadêmico. Relata experiências construídas no hibridismo pedagógico, demonstrando a articulação de diferentes saberes para compreensão de contextos de aprendizagem significativa. Essa experiência aponta para a importância do intercâmbio na troca de saberes entre as instituições, para o reforço do ensino híbrido como estratégia de ensino e formação, que reconhece a diversidade, incluindo as diferenças de seus elementos midiáticos.

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Biografia do Autor

June Maria Emeline Mesquita do Barreiro Rothstein, Universidade Veiga de Almeida

Economista. Mestra em Sistema Integrado de Gestão pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão do Ensino a Distância – PIGEAD/UFF. Docente da Universidade Veiga de Almeida-UVA na modalidade presencial e a distância.

Maria da Glória Gonçalves Santos, Unijorje

Psicóloga. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Docente do Centro Universitário Jorge Amado - Unijorje.

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

ROTHSTEIN, J. M. E. M. do B.; SANTOS, M. da G. G. Ensino Híbrido: Enlace de Experiências Pedagógicas em Metodologias Ativas. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 7, p. 7–19, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/2. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos