Propostas didático-pedagógicas para a educação em saúde

análise crítica de trabalhos publicados nos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (ENPEC)

Autores

  • Nathália da Silva Miranda Universidade do Estado da Bahia
  • Liziane Martins Universidade do Estado da Bahia
  • Lucas Vinicius Ferraz Santos Castro Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Intervenções educativas, Abordagens da saúde, Ensino de Ciências

Resumo

Ainda perduram-se limitações na introdução de questões de saúde em sala de aula, a exemplo da falta de ferramentas pedagógicas utilizadas pelos professores para o tratamento da saúde de maneira globalizante, ou sob os constructos da abordagem socioecológica. Neste contexto, realizamos este estudo com o objetivo de analisar artigos, dispostos nas atas das dez primeiras edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, que propõem estratégias pedagógicas para a discussão do processo de saúde-doença no contexto educacional. Nosso estudo evidenciou que a maioria dos 30 trabalhos investigados propõe intervenções de saúde numa perspectiva limitada, ou seja, os autores defendem características do enfoque biomédico da saúde, apesar da abordagem socioecológica ser considerada pela Organização Mundial da Saúde e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais como a mais adequada para os diferentes contextos, inclusive o escolar.

Biografia do Autor

Nathália da Silva Miranda, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação/Campus X – DEDC-X.

Liziane Martins, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação/Campus X – DEDC-X.

Lucas Vinicius Ferraz Santos Castro, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação/Campus X – DEDC-X.

Referências

AGUIAR, R. C. B.; CABRAL, I. E. A temática saúde nas atas do ENPEC: delineando tendências e apontando demandas de investigação em ciências.In: VI Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2007.

ALMEIDA-FILHO, N. de; JUCÁ, V. Saúde como ausência de doença: crítica à teoria funcionalista de Christopher Boorse. Ciência e Saúde Coletiva, v. 7, p. 879-889, 2002.

BAPTISTA, L. M. D. V. A. do.; GIANNELLA, T.; STRUCHINER, M. Semana “Com-Viver, Com-Ciência e Cidadania”: Uma Possibilidade de Integrar Saúde, Currículo e TIC. In: IX Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

BLACK, N. Mainstreaming Gender, Race, and Sexual Orientation in the Teaching of Political Science. Political Science; Politics, p. 716-717, Dec. 1994.

BOORSE, C. On the distinction between disease and illness. Philosophy and Public Affairs, v. 5, n. 1, p. 49- 68, 1975.

____ . Health as a theoretical concept. Philosophy of Science, v. 44, n. 4, p. 542- 573, Dec. 1977. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

____ . Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: MEC-SEF, 1997.

____ . Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCNEM: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Parte III. Brasília: MEC-SEMTEC, 2000.

____ . Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB). Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, volume 2. Brasília: MEC-SEB, 2006

____ . Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, G. S. Criação de ambientes favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveis. In: PEREIRA, G. S. B. C. (Ed.). Atividade física, saúde e lazer: a infância e estilos de vida saudáveis. Lisboa: Lidel, Edições Técnicas, 2006, p. 19-3.

CARVALHO, G. S. de; DANTAS, C.; RAUMA, A. et al.. Comparing health education approaches in textbooks of sixteen countries. Science Education International, v. 19, n. 2, p. 133-14 6, jun. 2008.

CASTRO, L. V. F. S.; FERREIRA, R. L.; DIONOR, G. A.; MARTINS, L. E DUCAÇÃO EM SAÚDE: DO TRADICIONAL AO INOVADOR. In: SBEnBio – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA. V Encontro Nacional de Ensino em Biologia de Ensino de Biologia da Regional 1. São Paulo: Revista da SBEnBio, n. 7, 2014.

COELHO, M. T. A. D.; ALMEIDA-FILHO, N. de. Conceitos de saúde em discursos contemporâneos de referência científica. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 315-333, maio/ago. 2002

COELHO, M. T. A. D.; ALMEIDA-FILHO, N. de. Normal-Patológico, Saúde-Doença: revisitando Canguilhem.

PHYSIS: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 13-36, 1999.

COSTA, M. O. de; KOGA, O.; KALHIL, J. B. DOENÇAS TROPICAIS: UMA MANEIRA CRIATIVA DE

ENSINÁ-LAS. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.

COSTA, S.; GOMES, P. H. M.; ZANCUL, M. S. de. Educação em Saúde na escola na concepção de professores de Ciências e de Biologia. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

DAL-FARRA, R. A.; RYCEMBEL, C. M.; SILVA, H. B. C. da; OAIGEN, E. R. ÁLCOOL, SAÚDE E ESCOLA: RESULTADOS PRELIMINARES. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.

DIONOR, G. A.; FERREIRA, R. L.; MARTINS, L. Análise da temática educação em saúde em atas de evento sobre educação em ciências. Revista Virtual Candombá, v. 9, n. 1, jan-dez, 2013.

FERNANDES, M. H.; ROCHA, V. M.; SOUZA, D. B.A concepção sobre saúde do escolar entre professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries). História, Ciências, Saúde, v. 12, n. 2, p. 283-291, 2005.

FERREIRA, C. P.; MEIRELLES, R. M. S. de. A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA EM ATIVIDADES SOBRE DOENÇAS RELACIONADAS À ÁGUA PARA ALUNOS DO ENSINO

FUNDAMENTAL. In: V Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

FERREIRA, C. P.; MEIRELLES, R. M. S. de. ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA RELACIONADA AO TEMA ÁGUA E SAÚDE COM A METODOLOGIA PARTICIPATIVA. In: VI Enpec - Encontro Nacional

de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis.VI ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2007.

FREITAS, E. O. de; MARTINS, I. Transversalidade, formação para a cidadania e promoção da saúde no Livro Didático de Ciências. Ensino, Saúde e Ambiente, v.1, n.1, p. 12-28, jul. 2008.

KHAN, A. K. M. D. Health conceptions among adolescents of a Bangladeshi rural population. BangladeshJournalof Medical Science, v. 12, n. 1, p. 30-33, 2013.

LOIOLA, L.; ZANCUL, M. S. de; BIZERRIL, M. X. A. Uso de textos de divulgação científica no desenvolvimento de temas de Educação em Saúde na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: IX Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. da; FERREIRA, M. A Educação em Saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, n.2, abr.-jun. 2015, p.429-443.

MARTINS, L. Abordagens da saúde em livros didáticos de biologia: análise crítica e proposta de mudança. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

MARTINS, L. Saúde no Contexto Educacional: as abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente usado no ensino médio brasileiro. 2011. 174 f. Dissertação (Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

MARTINS, L.; CASTRO, T. A. Abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente utilizado no ensino médio brasileiro. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.

MARTINS, L.; DIONOR, G. A.; CARVALHO, G. S. de; EL-HANI, C. N. ABORDAGENS DE SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: ANÁLISE DASCOLEÇÕES APROVADAS NO PNLD/2012. In: ENEBIO – Encontro Nacional de Ensino de Biologia. VI ENEBIO/VIII EREBIO Regional 3. Paraná, 2016.

MARTINS, L.; DIONOR, G. A.; EL-HANI, C. N.; CARVALHO, G. S. de. Construtos Teóricos e Práticos da Saúde: As Abordagens Biomédica e Socioecológica. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

MARTINS, L.; DIONOR, G. A.; CONRADO, D. M.; NUNES NETO, N. F. de. DENGUE, ZIKA E FEBRE CHIKUNGUNYA: A ABORDAGEM SOCIOECOLÓGICA DESAÚDE A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA. . In: ENEBIO – Encontro Nacional de Ensino de Biologia. VI ENEBIO/VIII EREBIO Regional 3. Paraná, 2016.

MARTINS, L.; SANTOS, G. S.; EL-HANI, C. N. Abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente utilizado no ensino médio brasileiro. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 249- 283, 2012.

MENDES, H. M. A. de; CARDOSO, S. P. DESENVOLVENDO UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM ACERCA DO MEIO AMBIENTE E SAÚDE EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

MOHR, A. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

OLIVEIRA, D. F. de; MENDONÇA, C. C. R.; MEIRELLES, R. M. S.; JORGE, T. C. A.; LUZ, M. R. M. OFICINAS TEATRAIS: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA DIAGNÓSTICO DE CONCEPÇÕES E PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO SOBRE TEMAS DE SAÚDE. In: V Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru.V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005

OLIVEIRA, T. F. de; MONTEIRO, S. S.; SOARES, M.; CUNHA, R. PREVENÇÃO DA ESQUISTOSSOMOSE NO CONTEXTO ESCOLAR: AVALIAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS (SUMIDOURO, RJ). In: V Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru.V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

Organização Mundial da Saúde- OMS. Ottawa charter for health promotion. First International Conference on Health Promotion, Ottawa, Canada, 1986. Disponívelem: http://www.who.int/hpr/NPH/docs/ottawa_charter_hp.pdf. Acesso em: 23 nov. 2016.

QUINTERO, M. del C. V. Tresconcepciones históricas Del procesosalud-enfermedad. Hacia Promoción de La Salud, v. 12, p. 41-50, 2007

RIBEIRO, S. S. dos; MONTALVÃO NETO, A. L.; FARIAS, C. J. M. de.; MULINARI, G. Discursos de Educação em Saúde: Uma prática integrada de ensino em Saúde Bucal. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

SAMPAIO, A. F.; ZANCUL, M. S. de; ROTTA, J. C. G. Transformando o estágio supervisionado em espaços de diálogos sobre a temática Educação em Saúde. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

SANTOS, S. M. dos; LEAL, C. A.; LIMA, C. F. A.; BARBOSA, J. V. Estratégias didáticas para abordagem da Enterobiose na educação básica. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

SANTOS-GOUW A. M.; BIZZO, N. A DENGUE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO DE CIÊNCIAS. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.

SILVA, T. D.; RODRIGUES, C. R.; PUJOL-LUZ, M.; LIBERTO, M. I.; CURRIÉ, M.; VANNIER, M. A.; SANTOS, D. O.; CASTRO, H. C. JOGOS VIRTUAIS NO ENSINO: USANDO A DENGUE COMO MODELO. In: V Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

SOUZA, M. M. M.; VERMELHO, S. C.; FIGUEIREDO, G.; MACHADO, R. P. M. Análise da produção da linha temática Educação em Saúde nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

TRENTINI, M.; CUBAS, M. R. Nursing actions in nephrology: a theoretical referral expanded beyond the biologicist health conception. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 58, n. 4, p. 481-485, 2005.

VALADÃO, M. M. Saúde na escola: Um campo em busca de espaço na agenda intersetorial. Tese (Doutorado em Serviços de Saúde) – Departamento de Prática de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

Miranda, N. da S., Martins, L., & Castro, L. V. F. S. (2017). Propostas didático-pedagógicas para a educação em saúde: análise crítica de trabalhos publicados nos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (ENPEC). Candombá, 13(1), 37–52. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/726

Edição

Seção

Artigos