Investigação em ensino de ciências

uma análise sobre uso de questões sociocientíficas nas atas dos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (ENPEC)

Autores

  • Lucas Vinícius Ferraz Santos Castro Universidade do Estado da Bahia
  • Nathália Miranda Universidade do Estado da Bahia
  • Liziane Martins Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Estratégia de Ensino, Ensino de Ciências, Intervenções educativas

Resumo

As Questões Sociocientíficas (QSC) são entendidas como questões de temática controversa que exige, para sua solução, conhecimentos científicos e tecnológicos e a sua relação com o contexto social seja ele local ou global. Ela surge como uma estratégia de ensino para o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no contexto do Ensino de Ciências. Nesse sentido, buscamos neste trabalho, compreender como as QSC vêm sendo discutidas e propostas no ensino de Ciências a partir da análise das Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação (ENPEC). Percebemos ao término desta pesquisa que os trabalhos voltados ao uso de questões sociocientíficas no Ensino de Ciências, apesar de terem naturezas diferentes, convergem para o fortalecimento destas questões como estratégias de ensino potencializadoras para a formação dos indivíduos como cidadãos participativos na resolução dos problemas que os cercam.

Biografia do Autor

Lucas Vinícius Ferraz Santos Castro, Universidade do Estado da Bahia

UNEB/FAPESB: Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Uiversidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação/Campus X – DEDC-X.

Nathália Miranda, Universidade do Estado da Bahia

UNEB/PICIN: Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Uiversidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação/Campus X – DEDC-X.

Liziane Martins, Universidade do Estado da Bahia

UNEB/CAPES: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação/Campus X – DEDC-X.

Referências

AZEVEDO, R. O. M.; GHEDIN, E.; FORSBERG, M. C. S. et al. O enfoque cts na formação de professores de ciências e a abordagem de questões sociocientíficas. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

BERNARDO, J. R. R.; VIANNA, D. M.; SILVA, V. H. D. Introduzindo questões sociocientíficas na sala de aula: um estudo de caso envolvendo produção de energia elétrica, desenvolvimento e meio ambiente. In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

BERNARDO, J. R. R.; VIEIRA, R. D.; GUIMARÃES, H. C.; et al. O júri simulado e a alternância de papeis em uma discussão sociocientífica: uma possibilidade para o desenvolvimento de habilidades argumentativas de professores. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

BEZERRA, B. H. S.; AMARAL, E. M. R. Abordagem de temas sociocientíficos em periódicos nacionais de ensino de ciências publicados no período de 2005-2014. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

CARNIO, M. P.; CARVALHO, W. L. P. Contribuições das questões sociocientíficas para se pensar a natureza do conteúdo de ciências: um olhar a partir da filosofia de theodor adorno. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

CARNIO, M. P.; CARVALHO, W. L. P. O tratamento de questões sociocientíficas na formação de professores de ciências: possibilidades e desafios nas vozes de licenciandos. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

CARNIO, M. P.; LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. A abordagem de questões sociocientíficas na formação de professores de biologia. In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

CARVALHO, I. N.; EL-HANI, C. N.; CONRADO, D. M. et al. Projetos de lei no ensino de ciências: possibilidades para modelagem de questões socio-científicas. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

CONRADO, D. M. Uso de conhecimentos evolutivo e ético na tomada de decisão por estudantes de biologia. Salvador, 2013. 219p. Tese (Doutorado em Ecologia) Programa de Pós-graduação em ecologia e biomonitoramento, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. F.; EL-HANI, C. N. Argumentação sobre problemas socioambientais no ensino de biologia. Educação em Revista, n. 31, p. 329-357, 2015.

CONRADO, D. M.; SEPULVEDA, C.; LEAL, F. B. et al. Construção e validação de ferramenta para investigação das relações entre conhecimento sobre evolução e tomada de decisão socialmente responsável em questões socio-científicas. In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

FERNANDES, J. P. A abordagem de questões sociocientíficas (qsc) e o currículo mínimo de física do estado do rio de janeiro: alguns apontamentos. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

FERNANDES, L. L.; SILVA, E. M.; cordeiro, e. L. S. Et al. O trabalho com questões socio-científicas nas séries iniciais: uma revisão da literatura em ensino de ciêncais. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro Editora. (Série Pesquisa, v. 6), 2008.

GENOVESE, C. L. C. R.; PESSOA, J. M. Trabalhador rural, agrotóxicos e ensino de ciências: uma análise. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

LENHARO, A. F. L.; LOPES, N. C. A potencialidade do uso de questões sociocientíficas para o desenvolvimento da competência argumentativa em alunos do ensino médio. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

LIMA, A.; MARTINS, L. As interfaces entre a abordagem cts e as questões sociocientíficas nas pesquisas em educação em ciências. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. AGROTÓXICOS – toxidade versus custos: uma experiência de formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

MARTÍNEZ-PÉREZ, L. F.; CARVALHO, W. L. P. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas à prática de professores de ciências. In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

MARTINS, L. Educação e(m) Saúde: biomédica ou socioecológica? Abordagens de saúde em livros brasileiros de Biologia. 2016. 123f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

MELO, S. P.; SOUSA, A. S.; CONTENTE, A. C. P. O ensino de ciências na educação de jovens e adultos: uma abordagem cts como prática educativa no espaço prisional. In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

MENDIVELSO, E. J. D.; FLÓREZ, M. R.; SILVA, J. A. S. Aguas residuales del rio salitre, como una cuestion sociocientifica para el fortaleciomento del pensamiento crítico en docentes em formacion inicial. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

MINAYO, M. C. S. O Desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, M. C. S.; et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 9-29.

MOREIRA, M. C. A.; AMOS, R. Estudo comparativo da sustentabilidade na visão de estudantes esportivos em londres e no rio de janeiro. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

PENHA, S. P.; carvalho, a. M. P. A inserção de aspectos sociais da ciência e da tecnologia no ensino de ciências: identificação de convergências internacionais. In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

PENHA, S. P.; CARVALHO, A. M. P. A promoção da sensibilidade moral através da inserção de questões sociocientíficas em sala de ciências: um estudo comparativo entre contextos técnico social. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

PENHA, S. P.; CARVALHO, A. M. P. Proposição de uma ferramenta analítica para avaliar a qualidade da argumentação em questões sociocientíficas. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. L. F. Estudantes do ensino médio utilizam conhecimento científico em seus posicionamentos acerca de questões socio-científicas? In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

QUEIROZ, S. L.; SÁ, L. P. O espaço para a argumentação no ensino superior de química. Educación Química, v. XX, p. 104-110, 2009.

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science education for citizenship: teaching socio-scientific issues. Maidenhead: Open University Press, 2003.

REIS, P. Ciência e Educação: que relação? Interacções, n.3, p.160-187, 2006.

REIS, P. G. Ciência e Controvérsia. Revista de Estudos Universitários, v. 35, n. 2, 2009, p. 9-15.

SADLER, T. D. Informal reasoning socioscientific issues: A critical review of research. In: Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 5, 2004, p. 513-536.

SANTOS, P. G. F. ARENGHI, L. E. B. A ARTICULAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO POR MEIO DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

SANTOS, P. G. F.; LOPES, N. C.; CARNIO, M. P. et al. A abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências: uma compreensão das sequências didáticas propostas por pesquisas na área. In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

SANTOS, W. I. G.; MACHADO, D. S.; ALMEIDA, M. T. J. C. et al. A vida começa aos 14 dias: argumentos de licenciandos de biologia sobre o início da vida humana NO CONTEXTO DAS PESQUISAS COM CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

SILVA, K. M. A.; DELMONDES, A. V.; SILVA, S. M. B. et al. Questões sociocientíficas: uma análise do raciocínio informal a partir de discussões sobre aquecimento globaL. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

SILVA, K. M. A.; SANTOS, W. L. P. Natureza epistêmica das questões sociocientíficas: uma análise a partir do pensamento complexo. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

SILVA, R. C. M.; LLAVANERA, M. C.; SANTOS, W. L. P. Argurmentação em questões sociocientíficas: comparação entre estudantes brasileiros e espanhóis. In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

SILVA, V. F.; SANTOS, F. Abordagem interdisciplinar de questões sociocientíficas: a contribuição de um projeto didático sobre a dengue para a formação inicial de professores. In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

SILVA, Y. L. O.; FARO, R. M.; SILVA, P. R. et al. Questões sociocientíficas no ensino de ciências: um exemplo baseado na análise da abordagem do tema “sociedade de consumo” no livro didático de química. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

SIMONNEAUX, L. Argumentation in Socio-Scientific Contexts. In: ERDURAN, S.; JIMÉNEX-ALEIXANDRE, M. P. (eds.). Argumentation in Science Education: Perspectives from classroom-based research. Dordrecht: Springer, 2007, v. 35, p.179-199.

SOBRINHO, M. F.; RAMOS, T. C.; SANTOS, W. L. P. Questões de física do enem/2012 com caráter sociocientífico: um estudo do potencial argumentativo à luz do padrão de toulmin. In: IX ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

SOUSA, P. S.; GEHLEN, S. T. Argumentação centrada em questões sociocientíficas e educação problematizadora: algumas relações. In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

VALE, W. K. M.; SOUZA, S. R.; FIRME, R. N. Investigando questões sociocientíficas na temática combustíveis fósseis e alternativos: em quais contextos são discutidos as relações cts? In: X ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

VARGAS, N. J. B.; MARTINÉZ-PÉREZ, L. F. Enseñanza de las ciencias para ciudadanía en estudiantes de educación media a partir de cuestiones científicas. In: VIII ENPEC – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte – Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

VENTURI, T.; MOHR, A. Análise da Educação em Saúde em publicações da área da Educação em Ciências. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

Downloads

Publicado

2016-01-02

Como Citar

Castro, L. V. F. S., Miranda, N., & Martins, L. (2016). Investigação em ensino de ciências: uma análise sobre uso de questões sociocientíficas nas atas dos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (ENPEC). Candombá, 12(1), 1–14. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/718

Edição

Seção

Artigos