Dificuldades enfrentadas por professores para a abordagem do tema orientação sexual nas escolas

lições para a formação dos professores

Autores

  • Valter Forastieri Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia. Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Liziane Martins Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Palavras-chave:

Orientação sexual, ensino de Ciências, formação de professores

Resumo

A abordagem do tema orientação sexual nas escolas envolve controvérsias, dilemas e o enfrentamento de carência de materiais instrucionais que auxiliem no tratamento do tema. Além disso, suas discussões são permeadas por questões moralistas, tabus, constrangimentos e informações desatualizadas e do senso comum. Frente a este cenário, este trabalho objetivou investigar se os professores abordam o tema ‘Orientação Sexual’ em suas aulas de Biologia e quais as dificuldades que enfrentam para a abordagem deste tema. Para atingir este objetivo, analisamos qualitativamente as concepções sobre o tema de 20 professores de Biologia da rede estadual de Salvador (Bahia). Por fim, constatou-se que muitos professores consideram importante o tratamento do tema, mas não o faz, por se sentirem incapacitados. Fato este visualizado nas análises, através de abordagem equivocada, desatualizada do tema.

Biografia do Autor

Valter Forastieri, Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Professor do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Jorge Amado. Mestres em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana.

Liziane Martins, Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Professores do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Jorge Amado. Mestres em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana.

Referências

ANDRADE, C. P.; EL-HANI, C. N. Concepções dos Livros Didáticos de Ciências e Biologia sobre Orientação Sexual. In: Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2004, São Paulo. Anais IX Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2004.

BLACK, N. Mainstreaming Gender, Race, and Sexual Orientation in the Teaching of Political Science. Political Science & Politics, p. 716-717, Dec. 1994.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, M. S.; FORASTIERI, V. Concepções de futuros professores de biologia sobre a variedade de orientações sexuais. In: GUENA, M. (Org.). Múltiplos saberes: estudantes constroem conhecimento. Salvador: Centro Universitário Jorge Amado, 2008. p. 95-109.

COLESANTE, R. J.; BIGGS, D. A. Teaching About Tolerance With Stories and Arguments. Journal of Moral Education, v. 2, n. 28, p. 185-199, Jun. 1999.

EL_HANI, C. N. et al. Conflitos e perspectivas nas relações entre biologia e cultura. Interfaces, v. 1, n. 1, p. 28-39, 1997.

FLETCHER, A.; RUSSEL, S. Incorporating Issues of Sexual Orientation in The Classroom: Challenges and Solutions. Family Relations, v. 50, n. 1, p. 34-40, 2001.

FORASTIERI, V. Concepções de Professores do Ensino de Biologia do Ensino Médio Público Estadual de Salvador sobre a Variedade de Orientações Sexuais. Dissertação de Mestrado, Mestrado em Ensino, Filosofia e História da Ciências, Salvador, UFBA, 2004.

______. História da ciência e a diversidade de orientações sexuais: natureza, cultura e determinismo. Candombá: Revista Virtual, v. 1, n. 1, p. 1-15, jan./jun. 2005. Disponível em: http://www.fja.edu.br/candomba/2005v1n1/pdfs/ValterForastieri2005v1n1.pdf. Acessado em: 10 ago. 2010.

______. Orientações Sexuais, Evolução e Genética. Candombá: Revista Virtual, v. 2 n. 1, p. 50-6-, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.fja.edu.br/candomba/2006v2n1/pdfs/ValterForastieri2006v2n1.pdf. Acessado em: 10 ago. 2010.

LEWONTIN, R. C.; ROSE, S.; KAMIN, L. Genética e política. Lisboa: Biblioteca Universitária. Publicações Europa-América, 1984.

MEYER-BAHLBURG, H. F. L. Sex hormones and female homosexuality: a critical examination. Archives of Sexual Behavior, n. 8, p. 101-119, 1979.

PETROVIC, J. E. Moral Democratic Education and Homosexuality: Censoring Morality. Journal of Moral Education, v. 2, n. 28, p. 201-209, jun. 1999.

REISS, M. J. Teaching About Homosexuality and Heterosexuality. Journal of Moral Education, v. 3, n. 26, p. 343-352, Sep. 1997.

______. How Should We Teach in Schools about Sexual Orientation?: A reinjoinder to Petrovic. Journal of Moral Education, v. 28, n. 2, p. 211-214, 1999.

ROSE, S. The Poverty of Reductionism. In: SINGH, R. S. et al. Thinking About Evolution: Historical, Philosophical and Political Perspectives. New York: Cambridge University Press, 2001.

ROTHENBERG, R. E. Medicina e Saúde: guia prático. São Paulo: Abril Cultural, 1987.

TELLJOHANN, S. K. et al. Teaching About Sexual Orientation by Secondary Health Teachers. Journal of School Health, v. 65, n. 1, p. 18-22, Jan. 1995.

Downloads

Publicado

2010-02-10

Como Citar

Forastieri, V., & Martins, L. (2010). Dificuldades enfrentadas por professores para a abordagem do tema orientação sexual nas escolas: lições para a formação dos professores. Candombá, 6(2), 187–201. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/671

Edição

Seção

Artigos