Compreensão dos estudantes de quatro turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA), de uma escola estadual de Salvador (Bahia), sobre resíduos sólidos

Autores

  • Luiz Américo Souza Boaventura Centro Universitário Jorge Amado
  • Liziane Martins Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia. Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Ana Cláudia de Jesus Magalhães Universidade Católica do Salvador. Colégio Estadual Pinto de Aguiar.

Palavras-chave:

Concepções, resíduos sólidos, estudantes, ensino de jovens e adultos (EJA)

Resumo

As concepções dos indivíduos estão relacionadas à compreensão sobre o mundo que o cerca e o modo de viver, considerando que as atividades humanas modificam o mundo e, consequentemente, os modos de pensar e agir nele. Diante deste cenário, é importante entender, por exemplo, que os recursos naturais são finitos e qualquer modificação gera resíduos que afetam o meio ambiente e diretamente o homem. Assim, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de avaliar as concepções dos estudantes matriculados no EJA, de uma escola de Salvador – Bahia, sobre os resíduos sólidos produzidos por eles e por sua comunidade, onde, através de um questionário de pesquisa, percebemos que a maioria dos participantes se preocupa com o lixo produzido e tem consciência dos males acarretados ao meio ambiente.

Biografia do Autor

Luiz Américo Souza Boaventura, Centro Universitário Jorge Amado

Licenciando em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado.

Liziane Martins, Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Professora do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Jorge Amado. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana.

Ana Cláudia de Jesus Magalhães, Universidade Católica do Salvador. Colégio Estadual Pinto de Aguiar.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e professora do Colégio estadual Pinto de Aguiar.

Referências

AZEVEDO, M. A. Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. In: Encontro de Geografia do Tocantins, 2. Araguaína, 1996. Anais... Araguaína: UNITINS, 1996.

BANDEIRA, C. Um mar de lixo: produção de lixo em Salvador chega a uma situação de descontrole: segundo especialista, é preciso reduzir o desgaste. A Tarde, Salvador, 8 ago. 2004, p. 5.

BIDONE, F. R. A. Metodologias e técnicas de minimização, reciclagem reutilização de resíduos sólidos urbanos. Rio de Janeiro: ABES, 1999.

BISPO, M. B. B.; SILVA, R. A.; PÊSSOA NETO, A. R. O espaço escolar como um promotor das boas práticas em relação ao reuso do lixo. Salvador-Bahia. Candombá: Revista Virtual, v. 3, n. 2, p. 70–80, jul./dez, 2007.

CORREA, S. E. de O. O conhecimento da problemática ambiental do lixo na visão dos alunos de 5ª a 8ª séries em escolas municipais de Itaqui - RS. Uruguaiana. Monografia de pós-graduação em Educação da PUCRS, 2001.

D’ALMEIDA, M. L. O.; VILHENA, A. Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. São Paulo: IPT/CEMPRE, 2000. 370 p.

FELIX, R. A. Z. Coleta seletiva em ambiente escolar. Rio Grande - RS. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 18, jan./jun, 2007.

FERNANDES, R. S.; SOUZA, V. J. de; PELISSARI, V. B. et al. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. Vitória-ES. Congresso Brasileiro de Pesquisas Ambientais e Saúde. Jul/2003.

HISATUGO, E. Y.; MARÇAL JUNIOR, O. Coleta seletiva e reciclagem como instrumentos para conservação ambiental. Uberlândia, MG: Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 205-216, dez. 2007.

MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. L. Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental.Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 266-274, jul./set. 2009.

SEGET. Apresentação de modelo para apurar os benefícios econômicos, sociais e ambientais advindos da reciclagem do lixo: o exemplo das latas de alumínio. Resende-RJ. IV Simpósio de excelência em gestão e tecnologia – SEGeT, Out., 2008.

SIMONETO, E. O.; BORESTEIN, D. Gestão operacional da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos – abordagem utilizando um sistema de apoio à decisão. Gestão & Produção G&P, v.13, n. 3, p. 449-461, set./dez. 2006.

OLIVEIRA, W. E. de. Resíduos sólidos e limpeza urbana. USP: FSP: PNUD: OMS: OPS: PIPMO: MEC. São Paulo, 1973.

Downloads

Publicado

2010-02-10

Como Citar

Boaventura, L. A. S., Martins, L., & Magalhães, A. C. de J. (2010). Compreensão dos estudantes de quatro turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA), de uma escola estadual de Salvador (Bahia), sobre resíduos sólidos. Candombá, 6(2), 110–115. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/669

Edição

Seção

Artigos