'Cisticercose' em quatro livros didáticos de biologia do ensino médio
Palavras-chave:
Saúde, livros didáticos, ensino médio, cisticercoseResumo
Muitos são os estudos envolvendo a análise de livros didáticos. No entanto, é relativamente pequena a quantidade de trabalhos que investigam temas de saúde. Diante deste cenário, realizou-se este trabalho com o objetivo de analisar de que forma o conteúdo cisticercose está presente em quatro livros didáticos do Ensino Médio. Os dados levantados apontam para uma deficiência destes livros no tratamento do tema cisticercose, evidenciando também uma lacuna entre conteúdos de saúde e sua relação com o contexto sociocultural dos alunos. Isso porque, ao tratar o tema, eles priorizam discussões de natureza essencialmente biológica, negligenciando os aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais envolvidos no tema.
Referências
BARATA, R. B. Epidemiologia Social. Revista brasileira de epidemiologia. São Paulo, v. 8, n.1, p. 7-17, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5692. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: MEC-SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC-SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCNEM: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Parte III. Brasília: MEC-SEMTEC, 2000a.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCNEM: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Parte III. Brasília: MEC-SEMTEC, 2000b.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretária da Educação Básica. Guia do Livro Didático: apresentação: séries/ano iniciais do ensino fundamental. Brasília, 2006.
EL-HANI, C. N.; ROQUE, N.; ROCHA, P. L. B. Livros didáticos de biologia do Ensino Médio: resultados do PNLEM/2007. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2007, Florianópolis-SC. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Belo Horizonte-MG: ABRAPEC, 2007. v. 1. p. a199.
FREITAS, E. O. de.; MARTINS, I. Concepções de saúde no livro didático de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em ciências, v. 10, n. 2, p. 222-248, 2008.
MARTINS, L.; CASTRO, T. A. Abordagens de Saúde em um Livro Didático de Biologia largamente utilizado no Ensino Médio Brasileiro. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009. v. 1.
MARTINS, L. Saúde no contexto educacional: as abordagens de saúde em um livro didático de biologia do ensino médio largamente usado. 2010. 172f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2010.
MOHR, A. Análise do conteúdo de ‘saúde’ em livros didáticos. Ciência & Educação, v. 6, n. 2, p. 89-106, 2000.
MONTEIRO, P. H.; GOUW, A. M. S.; BIZZO, N. Análise dos conteúdos de saúde nos livros didáticos para o ensino fundamental: o tema das doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. In: 10º Congresso Virtual HIV/AIDS nos Países de Língua Portuguesa, 2010. Disponível em: http://www.aidscongress.net/html, acesso em 15 nov. 2010.
MOTTA, M. B.; TEIXEIRA, F. M. Conhecendo alguns modelos mentais infantis sobre filariose linfática. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 323-336, 2007.
SCHALL,V.T.; STRUCHINER, M. Health education: new perspectives. Cadernos de Saúde Pública, v. 15, suppl. 2, S4-S6, 1999.
TRAVERSO-YÉPEZ, M. A interface psicologia social e saúde: perspectivas e desafios. Psicologia em estudo, Maringá, v. 6, n. 2, p. 49-56, jul./dez. 2001.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciencias no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Revista Ciências & Educação, v. 9, p. 93-104, 2003.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Health promotion: concepts and principles. Copenhagen: WHO, 1984. Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/euro/-1993/ICP_HSR_602__m01.pdf, acesso em: 01 jun. 2010.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Ottawa Charter for health promotion. First International Conference on Health Promotion, Ottawa, Canada, 1986. Disponível em: http://www.who.int/hpr/NPH/docs/ottawa_charter_hp.pdf, acesso em: 25 abr. 2010.