'Cisticercose' em quatro livros didáticos de biologia do ensino médio

Autores

  • Maria Luiza Cintra dos Santos Cerqueira Centro Universitário Jorge Amado
  • Liziane Martins Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana.

Palavras-chave:

Saúde, livros didáticos, ensino médio, cisticercose

Resumo

Muitos são os estudos envolvendo a análise de livros didáticos. No entanto, é relativamente pequena a quantidade de trabalhos que investigam temas de saúde. Diante deste cenário, realizou-se este trabalho com o objetivo de analisar de que forma o conteúdo cisticercose está presente em quatro livros didáticos do Ensino Médio. Os dados levantados apontam para uma deficiência destes livros no tratamento do tema cisticercose, evidenciando também uma lacuna entre conteúdos de saúde e sua relação com o contexto sociocultural dos alunos. Isso porque, ao tratar o tema, eles priorizam discussões de natureza essencialmente biológica, negligenciando os aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais envolvidos no tema.

Biografia do Autor

Maria Luiza Cintra dos Santos Cerqueira, Centro Universitário Jorge Amado

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado.

Liziane Martins, Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana.

Professora do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Jorge Amado. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

2010-02-10

Como Citar

Cerqueira, M. L. C. dos S., & Martins, L. (2010). ’Cisticercose’ em quatro livros didáticos de biologia do ensino médio. Candombá, 6(2), 116–138. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/614

Edição

Seção

Artigos