O grande irmão vai à internet

a produção de conteúdos prévios como estratégia de marketing no Big Brother Brasil

Autores

  • Ives Joabe Silva da Rocha Centro Universitário Jorge Amado
  • Lorena Souza do Nascimento Centro Universitário Jorge Amado
  • Raiane Christina da Encarnação Neri de Sant’Anna Centro Universitário Jorge Amado
  • Tiffany Silveira Duarte Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)
  • Marcos Uzel Pereira da Silva Centro Universitário Jorge Amado

Palavras-chave:

Big Brother Brasil, Televisão brasileira, Reality show

Resumo

Este artigo investiga como a produção de conteúdos prévios feita por participantes do reality show Big Brother Brasil, da TV Globo, é usada como estratégia de marketing. A pesquisa analisa estratégias para conquistar o público e de que maneira isso impacta em momentos decisivos do programa. Foram analisados os resultados do uso de conteúdos prévios na edição de 2020 – quando personalidades da mídia e influenciadores digitais passaram a incorporar o elenco do programa – até a edição BBB 22, através de dados estatísticos, teorias sociológicas e teorias do marketing. O estudo evidencia que participar de um reality show não significa mais se preocupar apenas com suas ações no confinamento. Em paralelo, é preciso que os investimentos também aconteçam fora da casa onde o programa desenvolve sua narrativa.

Biografia do Autor

Ives Joabe Silva da Rocha, Centro Universitário Jorge Amado

Estudante de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado.

Lorena Souza do Nascimento, Centro Universitário Jorge Amado

Estudante de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado.

Raiane Christina da Encarnação Neri de Sant’Anna, Centro Universitário Jorge Amado

Estudante de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado.

Tiffany Silveira Duarte, Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Estudante de Jornalismo do CentroUniversitário Jorge Amado.

Marcos Uzel Pereira da Silva, Centro Universitário Jorge Amado

Docente nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Jorge Amado.

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Publicado

2022-10-09

Como Citar

Rocha, I. J. S. da, Nascimento, L. S. do, Sant’Anna, R. C. da E. N. de, Duarte, T. S., & Silva, M. U. P. da. (2022). O grande irmão vai à internet: a produção de conteúdos prévios como estratégia de marketing no Big Brother Brasil. Apoena, 5(1), 1–17. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/306

Edição

Seção

Artigos