Na vida e na escola, a música tem seu lugar!

Autores

  • Acácia Angelica Monteiro UNEB. Faculdade São Luis de França. UNISAM. UFBA.
  • Maria Cristina Ribeiro de Jesus Mota UNEB. Faculdade São Luis de França. UFBA.

Palavras-chave:

Música, Educação, Desenvolvimento Cognitivo, Criatividade, Expressão Pessoal

Resumo

A música é uma presença constante na vida cotidiana e no ambiente escolar, onde desempenha um papel importante na formação cultural e social dos indivíduos. No contexto educacional, a música não deve ser vista apenas como um adorno festivo, mas como uma área de conhecimento que promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos alunos. O ensino musical visa à promoção do desenvolvimento individual e social, contribuindo para a renovação cultural e a evolução social. Estudos indicam que o aprendizado musical desenvolve habilidades perceptivas e cognitivas, além de estimular a criatividade e a expressão pessoal.

Biografia do Autor

Acácia Angelica Monteiro, UNEB. Faculdade São Luis de França. UNISAM. UFBA.

Mestra em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação pela UNEB, Especialista em Arte e Educação pela Faculdade São Luis de França-SE, Licenciada em Língua Portuguesa e Artes pela UNISAM e Bacharel em Canto pela UFBA.

Maria Cristina Ribeiro de Jesus Mota, UNEB. Faculdade São Luis de França. UFBA.

Mestra em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação pela UNEB, Especialista em Arte e Educação pela Faculdade São Luis de França-SE, Licenciada em Letras pela UNEB e Bacharel em Canto pela UFBA.

Referências

Beineke, Viviane; Leal, Cláudia. Criatividade e Educação Musical: Por uma Atitude Perante as Práticas Musicais na Escola. Expressão, Revista do Centro de Artes e Letras da UFSM, Ano 5, Nº 1, 2001, p. 157-163.

Swanwick, K. Ensinando Música Musicalmente. Trad. de Ana Cristina Tourinho e Alda Oliveira/ Keith Swanwick. Moderna.

Downloads

Publicado

2019-02-03

Como Citar

Monteiro, A. A., & Mota, M. C. R. de J. (2019). Na vida e na escola, a música tem seu lugar!. Apoena, 2, 1–3. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/233

Edição

Seção

Artigos