CONSTRUÇÃO DE UM REPOSITÓRIO TEMÁTICO

ampliando o Acesso às Obras Produzidas na Universidade

Autores

  • Bruno Araújo de Oliveira Centro Universitário Jorge Amado
  • Guilherme de Moraes Lemos Centro Universitário Jorge Amado

Palavras-chave:

Repositórios Institucionais, Repositórios Temáticos, Produções Acadêmicas

Resumo

Este trabalho visa criar um Repositório Temático para Tecnologia na Universidade Jorge Amado, focando na coordenação de Ciência e Engenharia da Computação. Os objetivos incluem um levantamento bibliométrico, modelagem da solução conforme as necessidades, desenvolvimento do repositório. A metodologia é pesquisa aplicada qualitativa, com interpretação de informações coletadas por interações diretas com a coordenação. O propósito é impulsionar o ensino e pesquisa em tecnologia, aumentar a visibilidade da universidade e facilitar a colaboração acadêmica online.

Biografia do Autor

Bruno Araújo de Oliveira, Centro Universitário Jorge Amado

Discente de Ciência da Computação do Centro Universitário Jorge Amado.

Guilherme de Moraes Lemos, Centro Universitário Jorge Amado

Discente de Ciência da Computação do Centro Universitário Jorge Amado.

Referências

CARIBÉ, R. C. V. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade, v. 25, n. 3, p. 89-104, 2015.

CARIBÉ, R. C. V. Comunicação científica para o público leigo no Brasil.2011. 320 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

CROW, Raym. The Case for Institutional Repositories: A SPARC Position. ARL Bi-monthly Report, 2002. Disponível em: https://sparcopen.org/wp-content/uploads/2016/01/instrepo.pdf.

CROW, Raym. The Case for Institutional Repositories: A SPARC Position Paper. Washington, DC: The Scholarly Publishing & Academic Resources Coalition, 2002. Disponível em: https://ils.unc.edu/courses/2014_fall/ inls690_109/Readings/Crow2002CaseforInstitutionalRepositoriesSPARCPaper.pdf.

MARTINS, A.; NUNES, M. B.; RODRIGUES, E. Repositórios de informação e ambientes de aprendizagem: criação de espaços virtuais para a promoção da literacia e da responsabilidade social. Rede de Bibliotecas Escolares Newsletter, n.º 3, 2008. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/280?mode=simple.

RIOS, F. P.; OLIVEIRA, E. R.; AMORIM, I. S. “Manifestos do Movimento de Acesso Aberto: Análise de Domínio a partir de periódicos brasileiros”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 1, 2019.

ROCHA, C. L. Repositórios para a preservação de documentos arquivísticos digitais. DataGramaZero, v. 16, n. 3, p. 1-17, 2015. Disponível em: https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/608/669.

SHEARER, K. Institutional Repositories: Towards the Identification of Critical Success Factors. Canadian Association of Research Libraries, 2003. Disponível em: https://prism.ucalgary.ca/items/93a0faa6-1853-4343-b87d-453f27280a3f.

SOUSA, T. B.; CATARINO, M. E.; SANTOS, P. C. Metadados: catalogando dados na internet. Transinformação, v. 9, n. 2, p. 93-105, 1997.

WEITZEL, S. R. O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica. Em Questão, vol. 12, núm. 1, janeiro-junho, 2006, pp. 51-71. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/19.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Oliveira, B. A. de, & Lemos, G. de M. (2023). CONSTRUÇÃO DE UM REPOSITÓRIO TEMÁTICO: ampliando o Acesso às Obras Produzidas na Universidade. Apoena, 7, 17–33. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/150

Edição

Seção

Artigos