Cronotopo e exotopia na obra de Marina Meliande

Autores/as

  • Lucas ConttHupp Mascarenhas Pereira
  • Midian Garcia

Palabras clave:

cronotopo, exotopia, cinema, espaço, tempo

Resumen

Neste artigo, as teorias Bakhtianas de Cronotopia e Exotopia são tomadas como categorias de análises para o filme “Mormaço” (2018) de Marina Meliande lançado em 2019. Nesse sentido, é elaborada a reflexão sobre os espaços e o tempo dentro e fora da obra, bem como os enquadramentos e produção de imagens na produção fílmica, de modo a compreender os processos que nos fazem ver e ouvir o outro, cuja vida fica encoberta pela poeira e destroços que compõem a cidade.

Citas

A NOITE dos Mortos Vivos. Direção de George A. Romero. Estados Unidos: Image Tem, 1968. DVD (96 min).

AMORIM, Marília. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 95-114.

AZOUGUE Nazaré. Direção de Tiago Melo. Brasil: Urânio Filmes, 2019. CINEMA (80 min).

BACURAU. Direção de Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles. Brasil, França: SBS Productions, CinemaScópio, Globo Filmes, 2019. CINEMA (131 min).

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética – a teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1998.

MORMAÇO. Direção de Marina Meliande. Rio de Janeiro: Duas Mariola Filmes, 2018. CINEMA (94 min).

Publicado

2019-02-03

Cómo citar

Pereira, L. C. M., & Garcia, M. (2019). Cronotopo e exotopia na obra de Marina Meliande. Apoena, 2, 1–8. Recuperado a partir de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/227

Número

Sección

Artigos