“Livrai-nos do mal”
O ritual de exorcismo na igreja tridentina luso-brasileira no século XVII
Palabras clave:
Diabo, exorcismos, possessão, igrejaResumen
O Diabo é um ser que em muito desperta o medo, mas em outra parte desperta o fascínio e por muito tempo foi assim. A história do cristianismo está repleta de descrições de combates e batalhas épicas travadas contra o inimigo de Deus. Podemos assim dizer que a igreja foi fundamentada não somente na imagem de Deus, mas do seu opositor também. Entretanto, esse pilar começou a se ruir no século XVII devido a vários problemas, entre eles a reforma protestante, cabendo assim a Igreja recorrer a sua arma mais antiga nesta peleja santa: os exorcismos. Afinal, perder a imagem do Diabo na mentalidade popular era perder um dos pilares onde a fé estava fundamentada.
Citas
AMORTH, Gabriele. A História dos Exorcismos na Igreja Católica. In: _______ Exorcistas e psiquiatras. 2. ed. São Paulo: Palavra & Prece, 2015. Disponível em: http://www.derradeirasgracas.com/2.%20Segunda%20P%C3%A1gina/Escritos%20de%20Padre%20Gabriele%20amorth/A%20hist%C3%B3ria%20dos%20exorcismos%20na%20Igreja%20cat%C3%B3lica.htm.
AVILA, Erik dos Santos. A Revisão do Ritual de Exorcismos como instrumento de reafirmação da autoridade e da relevância do catolicismo no mundo contemporâneo. Revista Ciências da Religião, p. 173-200, 2013.
BÍBLIA. Português. Bíblia Online. Versão Católica. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/.
FOUCAULT, Michel. História da loucura. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
MARCOCCI, Giuseppe; PAIVA, José Pedro. A história da Inquisição portuguesa (1536 – 1821). Lisboa: Esfera dos livros, 2013.
MINOIS, Georges. O diabo, origem e evolução histórica. 1. ed. Lisboa: Terramar, 2003.
RIBEIRO, Márcia. Exorcistas e Demônios. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.
SARTIN, Philippe. A Igreja Católica, a Possessão Demoníaca e o Exorcismo: Velhos e Novos Desafios. V. 8. São Paulo: Revista Historia, 2016.