A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Aline Farias de Jesus
  • Ana Paula Trindade de Albuquerque UNIJORGE.
  • Eliana de Moura Sodré UNIJORGE

Palabras clave:

Família, Escola, Séries Iniciais

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar a influência da família na vida escolar do aluno e como a sua participação ou ausência influencia o desempenho acadêmico dele. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se discutir a importância da família no ambiente escolar, as diversas realidades de familiares presentes em nossa sociedade e como elas afetam a rotina escolar, o papel da escola enquanto agente transformador e a importância da parceria entre família e escola. Foi observado que, apesar de essencial para o desenvolvimento do aluno, a relação entre família e escola pode se apresentar de maneira bastante complexa, com situações que precisam ser resolvidas não apenas por estas instituições, mas por toda a sociedade.

Biografía del autor/a

Aline Farias de Jesus

Licencianda em Pedagogia.

Ana Paula Trindade de Albuquerque, UNIJORGE.

Mestre e Doutora em Educação, professora da UNIJORGE.

Eliana de Moura Sodré, UNIJORGE

Professora da Unijorge.

Citas

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069, de 13-7-1990. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. CURY. A. Filhos Brilhantes, Professores Fascinantes. São Paulo: Editora Planeta, 2007. 151p.

FREDDO, Tânia Maria. O ingresso do filho na escola: o polimento dos espelhos dos pais. Passo Fundo: UPF, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

OLIVEIRA, Zilma R. Educação infantil: fundamentos e métodos. Cortez, 2002

PEREZ, Tereza. Diálogo escola-família: parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. São Paulo: Moderna, 2019. Disponível em:<https://comunidadeeducativa.org.br/wpcontent/uploads/2019/06/Dia%CC%81logo_site.pdf.>

POLONIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, 2005, vol.9, n.2, p. 303-312, 2005. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/pee/a/yLDq54PMBGp7WSM3TqyrDQz/?format=pdf&lang=pt>.

SOUSA, Ana Paula de; JOSÉ FILHO, Mário. A importância da parceria entre família e escola no desenvolvimento educacional. Revista Iberoamericana de Educación. n. 44/47, p. 1-8, 10 jan. 2008.

TIBA, Içami. Disciplina; limite na medida certa. 41ª Ed. São Paulo; Gente, 1996.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007. 182 p. (Psicologia e Pedagogia).

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

Jesus, A. F. de, Albuquerque, A. P. T. de, & Sodré, E. de M. (2023). A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO NOS ANOS INICIAIS. Apoena, 7, 512–522. Recuperado a partir de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/184

Número

Sección

Artigos