Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, ações afirmativas e empoderamento negro

o caso do instituto Steve Biko em Salvador Bahia (2016-2018)

Authors

  • Marcos Vinicius Pereira Reis Centro Universitário Jorge Amado
  • Leonel Leal Neto Universidade Moderna de Lisboa. Universidade Católica do Salvador. Faculdade Rui Barbosa.

Keywords:

Cooperação Internacional, Desenvolvimento, Ações Afirmativas, Empoderamento Negro, Instituto Steve Biko

Abstract

O presente artigo se debruça sobre a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, a partir de um estudo de caso, o que tem como objetivo mostrar se o trabalho do Instituto Steve Biko (ISB) a partir da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento entre Joe Beasley e Coca-Cola Foundation comprova ou não os referenciais relacionados aos debates raciais, bem como das discussões e conceitos trazidos pela Teoria de Relações Transnacionais e Internacionais e pela Cooperação Internacional. Desse modo, este trabalho busca descrever a Cooperação Internacional para o desenvolvimento entre ISB, Joe Beasley e Coca-Cola Foundation de modo a pautar a importância do ISB no combate ao racismo e Empoderamento Negro na cidade de Salvador.

Author Biographies

Marcos Vinicius Pereira Reis, Centro Universitário Jorge Amado

Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado.

Leonel Leal Neto, Universidade Moderna de Lisboa. Universidade Católica do Salvador. Faculdade Rui Barbosa.

Mestre em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade Moderna de Lisboa, pós-graduado em Gestão de Negócios pela Universidade Católica do Salvador, graduado em Administração pela Faculdade Rui Barbosa.

References

CARDOSO, Nádia Maria. Instituto Steve Biko: Juventude negra mobilizando-se por políticas de afirmação dos negros no ensino superior. 2006. 246 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Educação pelo e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2006.

CUNHA, Silvio Humberto Passos. O Instituto Cultural Steve Biko: vinte anos promovendo ações afirmativas. Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, n. 2, 2012.

ENCARNAÇÃO, Luís Gustavo Santos. O Estado brasileiro, o Movimento Negro Unificado e as Políticas Públicas para as populações negras brasileiras entre os anos de 1988 e 2008: elementos para uma análise. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA–ANPUH, 26, [Anais]… São Paulo, 2011.

NYE, Joseph S.; KEOHANE, Robert O. Transnational relations and world politics: An introduction. International organization, v. 25, n. 3, p. 329-349, 1971.

QUEM FOI Steve Biko e Como ele tornou um ícone contra o Apartheid. Nexo Jornal, 12 set. 2017. Expresso. Disponível em: [https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/12/Quem-foi-Steve-Biko-ecomo-ele-se-tornou-um-%C3%ADcone-contra-o-apartheid](https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/12/Quem-foi-Steve-Biko-ecomo-ele-se-tornou-um-%C3%ADcone-contra-o-apartheid). Acesso em: 20 nov. 2018.

RIBEIRO, Milton. Steve Biko e o Movimento de Consciência Negra na África do Sul. Portal Geledés, 08 set. 2014. Africanos. Disponível em: [https://www.geledes.org.br/steve-biko-e-o-movimento-de-consciencia-negra-na-africa-sul/](https://www.geledes.org.br/steve-biko-e-o-movimento-de-consciencia-negra-na-africa-sul/). Acesso em: 13 jun 2018.

Published

2019-02-03

How to Cite

Reis, M. V. P., & Neto, L. L. (2019). Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, ações afirmativas e empoderamento negro: o caso do instituto Steve Biko em Salvador Bahia (2016-2018). Apoena, 2, 1–10. Retrieved from https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/231

Issue

Section

Artigos