Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, ações afirmativas e empoderamento negro
o caso do instituto Steve Biko em Salvador Bahia (2016-2018)
Keywords:
Cooperação Internacional, Desenvolvimento, Ações Afirmativas, Empoderamento Negro, Instituto Steve BikoAbstract
O presente artigo se debruça sobre a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, a partir de um estudo de caso, o que tem como objetivo mostrar se o trabalho do Instituto Steve Biko (ISB) a partir da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento entre Joe Beasley e Coca-Cola Foundation comprova ou não os referenciais relacionados aos debates raciais, bem como das discussões e conceitos trazidos pela Teoria de Relações Transnacionais e Internacionais e pela Cooperação Internacional. Desse modo, este trabalho busca descrever a Cooperação Internacional para o desenvolvimento entre ISB, Joe Beasley e Coca-Cola Foundation de modo a pautar a importância do ISB no combate ao racismo e Empoderamento Negro na cidade de Salvador.
References
CARDOSO, Nádia Maria. Instituto Steve Biko: Juventude negra mobilizando-se por políticas de afirmação dos negros no ensino superior. 2006. 246 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Educação pelo e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2006.
CUNHA, Silvio Humberto Passos. O Instituto Cultural Steve Biko: vinte anos promovendo ações afirmativas. Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, n. 2, 2012.
ENCARNAÇÃO, Luís Gustavo Santos. O Estado brasileiro, o Movimento Negro Unificado e as Políticas Públicas para as populações negras brasileiras entre os anos de 1988 e 2008: elementos para uma análise. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA–ANPUH, 26, [Anais]… São Paulo, 2011.
NYE, Joseph S.; KEOHANE, Robert O. Transnational relations and world politics: An introduction. International organization, v. 25, n. 3, p. 329-349, 1971.
QUEM FOI Steve Biko e Como ele tornou um ícone contra o Apartheid. Nexo Jornal, 12 set. 2017. Expresso. Disponível em: [https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/12/Quem-foi-Steve-Biko-ecomo-ele-se-tornou-um-%C3%ADcone-contra-o-apartheid](https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/12/Quem-foi-Steve-Biko-ecomo-ele-se-tornou-um-%C3%ADcone-contra-o-apartheid). Acesso em: 20 nov. 2018.
RIBEIRO, Milton. Steve Biko e o Movimento de Consciência Negra na África do Sul. Portal Geledés, 08 set. 2014. Africanos. Disponível em: [https://www.geledes.org.br/steve-biko-e-o-movimento-de-consciencia-negra-na-africa-sul/](https://www.geledes.org.br/steve-biko-e-o-movimento-de-consciencia-negra-na-africa-sul/). Acesso em: 13 jun 2018.