Reality shows
a influência no imaginário popular e a relação com a cultura participativa
Keywords:
Reality Show, Big Brother, cultura participativa, inteligência coletivaAbstract
A internet trouxe aos meios de comunicação mais tradicionais, como a televisão, a oportunidade de encontro de um produto em diversos meios. A TV emitia programações de mão única, onde o receptor não tinha oportunidade de se expressar, mas com a convergência das mídias muitos programas investiram na forma de interação com os telespectadores para sustentar sua audiência. Com isso, as produções foram afetadas e novos movimentos de interação com o público passaram a ser investidos, sendo este o principal objetivo deste artigo, tomando como objeto de estudo o gênero Reality Show, segundo maior produto com mais audiência no Brasil. Através de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, foi analisado o comportamento da cultura participativa e inteligência coletiva na interação com reality shows e movimento de Social TV.
References
BECKER, Valdecir. A evolução da interatividade na televisão: da TV analógica à era dos aplicativos. Lumina Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação. n.2, v.7. Juiz de Fora, 2013.
CANALTECH, redação. Popularidade no aumenta a audiência de um programa na tv. Aponta estudo. Canaltech, 2016. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/popularidade-no--aumenta-a-audiencia-de-um-programa-na-tv-aponta-estudo-59193/. Acesso em: 11 de Outubro de 2018.
CASHMORE, Ellis. E a televisão se fez! São Paulo: Summus, 1998.
ECO, Umberto. Tevê: a transparência perdida. In: Viagem na Irrealidade Cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
FERREIRA, C. A Dinâmica dos Reality Shows na Televisão Aberta Brasileira. 2016.
GLOBOPLAY. BBB apresenta: O Outro Lado do Paredão. Rede Globo, 2018. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/6576780/. Acesso em: 11 de Novembro de 2018.
JABOR, A. Reality Shows matam fome de verdade. Observatório da Imprensa, 2002. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/arnaldo-jabor/. Acesso em: 23 out. 2018.
JAMES, E.L. Cinquenta tons de cinza. Tradução de: Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2012.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LUTKEHAUS, Nancy C. Margaret Mead. Princeton: Princeton University Press, 2018.
MEYER, Stephenie. Crepúsculo. Tradução de: Ryta Vinagre. 2. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.
PRIOLLI, G. Festa do Hipercapitalismo. Observatório da Imprensa, 2002. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/gabriel-priolli-13/. Acesso em: 23 de Novembro de 2018.
REDAÇÃO. BBB 18: Gleice retorna ao programa e indica Patrícia ao paredão. Catraca livre, 2018. Disponível em: https://catracalivre.com.br/entretenimento/bbb-18-gleice-retorna-ao-programa-e-indica-patricia-ao-paredao/. Acesso em: 11 de Novembro de 2018.
REDAÇÃO. Campeã do BBB, Gleice grava cena do último capítulo de O Outro Lado do Paraíso. UOL, 2018. Disponível em: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/campea-do-bbb-gleice-grava-cena-do-ultimo-capitulo-de-o-outro-lado-do-paraiso-20351. Acesso em: 11 de Novembro de 2018.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Tradução: Celina Portocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.