A convergência midiática através da análise de episódios de Black Mirror

Authors

  • Camila Freitas Centro Universitário Jorge Amado
  • Leonardo Bião UNIJORGE

Keywords:

Black Mirror, Netflix, cultura da convergência, narrativa transmídia

Abstract

O presente trabalho tem como propósito analisar os episódios da série televisiva Black Mirror (2011-), em especial “Nosedive”, produzida pela plataforma de streaming Netflix. O objetivo é investigar a convergência midiática e trazer à tona a proximidade entre realidade e ficção, bem como mostrar a forma como a Netflix produz seus conteúdos e interage com seus consumidores. Neste artigo, ainda, é evidenciado como as pessoas lidam com os avanços tecnológicos tanto na posição de produtores como na de consumidores de conteúdos. O embasamento teórico desta pesquisa apoiou-se em conceitos desenvolvidos, em sua maioria, por Henry Jenkins (2012), em seu livro "Cultura da Convergência", destacando-se a cultura da convergência, cultura participativa, transmídia e inteligência coletiva.

Author Biographies

Camila Freitas, Centro Universitário Jorge Amado

Estudante de Jornalismo.

Leonardo Bião, UNIJORGE

Professor dos Cursos de Comunicação Social e Produção Audiovisual da UNIJORGE, Mestre em Letras: Linguagens e Representações, Graduado em Rádio e TV, Produtor.

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Published

2018-02-03

How to Cite

Freitas, C., & Bião, L. (2018). A convergência midiática através da análise de episódios de Black Mirror. Apoena, 1, 1–13. Retrieved from https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/207

Issue

Section

Artigos