SMARTCITY: TECNOLOGIAS QUE AJUDAM NO COMBATE A PANDEMIA DO COVID-19 EXISTENTES NAS SMARTCITY

Uma abordagem Informativa

Authors

  • Celso Barreto da Silva
  • Fabio Fonseca Barbosa Gomes
  • José Vicente Cardoso Santos

Keywords:

Cidade Inteligente, Pandemia, Covid-19, Tecnologias de Combate

Abstract

Cidades inteligentes fazem parte de uma visão de desenvolvimento que combina ambientes digitais e comunidades reais, tornando-se operacionais ao considerar diferentes domínios relacionados aos aspectos econômicos, tecnológicos e de qualidade de vida. As cidades inteligentes enfrentam desafios conceituais quanto à necessidade de projetar um sistema no qual a tecnologia seja efetivamente um serviço para os habitantes, reconhecendo e promovendo a participação cidadã nessa transição. Enquanto soluções mais comuns no mercado ganham importância nos meios e precauções necessárias para conter o avanço da doença. Neste contexto, para (Neirotti et al., 2014), surgiram debates sobre como novas soluções em tecnologia, assim como novas abordagens para o planejamento e a vida urbana, podem garantir a viabilidade e a prosperidade futura em áreas metropolitanas. De acordo com (Lazzaretti, Kellen et al., 2019), expressões como "cidades criativas", "cidades sustentáveis" e "cidades inteligentes" têm cada vez mais espaço nas agendas públicas e na literatura. Os conceitos de cidades inteligentes nos informam sobre como essas cidades surgem como uma maneira de utilizar a tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos em diversas áreas, como mobilidade, segurança, saúde, entre outras. Elas deveriam usar tecnologias com o objetivo geral de tornar a vida mais fácil e acessível a todos os habitantes das cidades inteligentes. No entanto, após várias criações e avanços tecnológicos em diferentes dimensões de cidades inteligentes e disponíveis em alguns locais do planeta, observa-se que, para combater efetivamente uma nova pandemia que afeta o planeta ou a COVID-19, é necessário mais investimento nessas áreas. Neste trabalho, serão demonstrados alguns conceitos de cidades inteligentes, listadas as tecnologias e seus caracteres que estão sendo usados no enfrentamento ao SARS-CoV-2, atribuído como uma pandemia pela OMS - Organização Mundial da Saúde. Ressalta-se que as tecnologias mencionadas neste trabalho derivam de pesquisas focadas em cidades inteligentes, onde algumas delas aparecem no setor 21, enquanto outras precisam ser adaptadas para atender às demandas do ano presente. Algumas tecnologias mencionadas ainda são novas e restritas a alguns países devido à sua força econômica e acadêmica, o que contamina investimentos para suas criações, mas estão em uma fase acelerada de testes e mostram ser úteis e utilizadas em diversos serviços durante a pandemia. Este trabalho está dividido em cinco partes, introduzindo o objetivo e a justificativa do estudo. Na segunda parte, será apresentado um conceito e características sobre o tema das cidades inteligentes. A terceira parte abordará brevemente a COVID-19 e a pandemia mundial. Na quarta parte, serão apresentadas as tecnologias que estão sendo utilizadas no combate ao vírus. Na quinta parte, apresentaremos as conclusões e sugeriremos futuros estudos na área.

References

Berst, J. (2018). As cidades inteligentes precisam de uma nova abordagem ao design e à tecnologia. Mergulho em Cidades Inteligentes.

Batty, M., et al. (2012). Cidades Inteligentes do Futuro. Tópicos Especiais do European Physical Journal, 214(1), 481-518.

Caragliu, A., Del Bo, C., & Nijkamp, P. (2011). Cidades Inteligentes na Europa. Jornal de Tecnologia Urbana, 18(2), 65-82.

Chourabi, H., et al. (2012). Compreendendo as cidades inteligentes: uma estrutura integrativa. 2012 45ª Conferência Internacional do Havaí sobre Ciências de Sistemas. IEEE.

Gonzalez, C. D. et al. (2019). "Aplicações Civis de Veículos Aéreos Não Tripulados: Uma Revisão Abrangente." International Journal of Robotics and Automation, 28(4), 451-468.

Ministério da Saúde. (2020). Orientações para a população. Disponível em: <https://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1112-recomendac-a-o-n-022-de-09-de-abril-de-2020 >. Acesso em: 25/10/2023.

Ministério da Saúde do Brasil. (2022). Centro de Operações de Emergência. Disponível em: <https://conselho.saude.gov.br/ >. Acesso em: 10/10/2023.

Ministério da Saúde. (2020). "Diretrizes para o Uso de Tecnologias Inovadoras no Combate ao COVID-19." Brasília: Governo Federal.

Neirotti, P., De Marco, A., Cagliano, A.C., Mangano, G., &. Scorrano, F. (2014). Tendências atuais em iniciativas de cidades inteligentes: alguns fatos estilizados. Cidades, 38, 25–36.

Organização Mundial da Saúde (OMS). (2020). Situação global do COVID-19. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>. Acesso em: 10/10/2023.

Organização Mundial da Saúde (OMS). (2022). COVID-19 Global Dashboard. Disponível em: https://covid19.who.int/.

Richter, A. (2018). Tecnologia e Inovação nas Cidades: Um Estudo de Caso do Vale do Pinhão. Editora Tecnológica, Curitiba, PR, Brasil.

Silva, A. B. et al. (2020). "Tecnologias Emergentes na Contenção de Pandemias." Journal of Advanced Technology Research, 15(2), 112-128.

TIINSIDE. (2020). ZKTeco adiciona função de detecção de sintomas de COVID-19 ao reconhecimento facial.

Zanella, A., et al. (2014). Internet das Coisas para Cidades Inteligentes. Diário IEEE Internet das Coisas, 1(1), 22-32.

Valente, A. (2020). Avanços Tecnológicos: O Papel do 5G na Transformação Digital. Editora Tech, São Paulo, SP.

Published

2023-12-05

How to Cite

Silva, C. B. da, Gomes, F. F. B., & Santos, J. V. C. (2023). SMARTCITY: TECNOLOGIAS QUE AJUDAM NO COMBATE A PANDEMIA DO COVID-19 EXISTENTES NAS SMARTCITY: Uma abordagem Informativa. Apoena, 7, 158–174. Retrieved from https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/165

Issue

Section

Artigos