Cronotopo e exotopia na obra de Marina Meliande
Palavras-chave:
cronotopo, exotopia, cinema, espaço, tempoResumo
Neste artigo, as teorias Bakhtianas de Cronotopia e Exotopia são tomadas como categorias de análises para o filme “Mormaço” (2018) de Marina Meliande lançado em 2019. Nesse sentido, é elaborada a reflexão sobre os espaços e o tempo dentro e fora da obra, bem como os enquadramentos e produção de imagens na produção fílmica, de modo a compreender os processos que nos fazem ver e ouvir o outro, cuja vida fica encoberta pela poeira e destroços que compõem a cidade.
Referências
A NOITE dos Mortos Vivos. Direção de George A. Romero. Estados Unidos: Image Tem, 1968. DVD (96 min).
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AZOUGUE Nazaré. Direção de Tiago Melo. Brasil: Urânio Filmes, 2019. CINEMA (80 min).
BACURAU. Direção de Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles. Brasil, França: SBS Productions, CinemaScópio, Globo Filmes, 2019. CINEMA (131 min).
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética – a teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1998.
MORMAÇO. Direção de Marina Meliande. Rio de Janeiro: Duas Mariola Filmes, 2018. CINEMA (94 min).