Comparação entre as propriedades funcionais da Maca Peruana (Lepidium meyenii) descritas na literatura científica e as disseminadas na mídia

Autores

  • Nádia Soares Liberato Centro Universitário Jorge Amado
  • Alline Benamor Sandes Centro Universitário Jorge Amado
  • Silvia Rafaela Mascarenhas Freaza Góes Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia.

Palavras-chave:

alimentos funcionais, fitoterápicos, Lepidium meyenii, benefícios

Resumo

A maca é uma planta crucífera oriunda dos Andes centrais do Peru com alegações de benefícios amplamente divulgadas na mídia, porém a grande maioria ainda carece de estudos para a sua comprovação. Objetivo: comparar as propriedades funcionais da Maca Peruana descritas na literatura científica e as disseminadas na mídia. Métodos: pesquisa transversal de abordagem qualitativa que buscou em sites as principais alegações funcionais da Maca e analisou-as comparativamente, junto a literatura científica. Conclusão: observou-se que algumas alegações funcionais disseminadas na mídia apresentaram baixa evidência científica e assim conclui-se que são necessários mais estudos em seres humanos para confirmar sua eficácia.

Biografia do Autor

Nádia Soares Liberato, Centro Universitário Jorge Amado

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário Jorge Amado.

Alline Benamor Sandes, Centro Universitário Jorge Amado

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário Jorge Amado.

Silvia Rafaela Mascarenhas Freaza Góes, Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, Professora de Nutrição do Centro Universitário Jorge Amado.

Referências

ARAYA, H.; LUTZ, M. Alimentos funcionales: su papel en la salud y la nutrición. 2003.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução RDC nº 27, de 6 de agosto de 2010. Dispõe sobre a comprovação da segurança e eficácia dos alimentos funcionais e novos alimentos. Diário Oficial da União, Brasília, 2009.

CHAUD, D.M.A.; MARCHIONI, D.M.L. Alimentos funcionais: considerações sobre legislação e rotulagem. Revista de Nutrição, v.17, n.1, p. 107-115, 2004.

GONZALES, G.F.; GONZALES-CASTANEDA, C. The maca plant: a review of its properties and efficacy in humans. 2009.

MARINS, B.R. Consumo de alimentos funcionais entre praticantes de atividade física: uma revisão. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v.5, n.25, p. 232-240, 2011.

MORAES, J.F.S.; COLLA, L.M. Alimentos funcionais: introdução e histórico. Ciência Rural, v.36, n.6, p. 1951-1959, 2006.

SANTOS, L.C. Alimentos funcionais: uma visão crítica. Revista de Nutrição, v.24, n.3, p. 457-474, 2011.

Downloads

Publicado

2018-02-03

Como Citar

Liberato, N. S., Sandes, A. B., & Góes, S. R. M. F. (2018). Comparação entre as propriedades funcionais da Maca Peruana (Lepidium meyenii) descritas na literatura científica e as disseminadas na mídia. Apoena, 1, 1–11. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/208

Edição

Seção

Artigos