Comparação entre as propriedades funcionais da Maca Peruana (Lepidium meyenii) descritas na literatura científica e as disseminadas na mídia
Palavras-chave:
alimentos funcionais, fitoterápicos, Lepidium meyenii, benefíciosResumo
A maca é uma planta crucífera oriunda dos Andes centrais do Peru com alegações de benefícios amplamente divulgadas na mídia, porém a grande maioria ainda carece de estudos para a sua comprovação. Objetivo: comparar as propriedades funcionais da Maca Peruana descritas na literatura científica e as disseminadas na mídia. Métodos: pesquisa transversal de abordagem qualitativa que buscou em sites as principais alegações funcionais da Maca e analisou-as comparativamente, junto a literatura científica. Conclusão: observou-se que algumas alegações funcionais disseminadas na mídia apresentaram baixa evidência científica e assim conclui-se que são necessários mais estudos em seres humanos para confirmar sua eficácia.
Referências
ARAYA, H.; LUTZ, M. Alimentos funcionales: su papel en la salud y la nutrición. 2003.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução RDC nº 27, de 6 de agosto de 2010. Dispõe sobre a comprovação da segurança e eficácia dos alimentos funcionais e novos alimentos. Diário Oficial da União, Brasília, 2009.
CHAUD, D.M.A.; MARCHIONI, D.M.L. Alimentos funcionais: considerações sobre legislação e rotulagem. Revista de Nutrição, v.17, n.1, p. 107-115, 2004.
GONZALES, G.F.; GONZALES-CASTANEDA, C. The maca plant: a review of its properties and efficacy in humans. 2009.
MARINS, B.R. Consumo de alimentos funcionais entre praticantes de atividade física: uma revisão. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v.5, n.25, p. 232-240, 2011.
MORAES, J.F.S.; COLLA, L.M. Alimentos funcionais: introdução e histórico. Ciência Rural, v.36, n.6, p. 1951-1959, 2006.
SANTOS, L.C. Alimentos funcionais: uma visão crítica. Revista de Nutrição, v.24, n.3, p. 457-474, 2011.