A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Família, Escola, Séries IniciaisResumo
Este artigo tem como objetivo investigar a influência da família na vida escolar do aluno e como a sua participação ou ausência influencia o desempenho acadêmico dele. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se discutir a importância da família no ambiente escolar, as diversas realidades de familiares presentes em nossa sociedade e como elas afetam a rotina escolar, o papel da escola enquanto agente transformador e a importância da parceria entre família e escola. Foi observado que, apesar de essencial para o desenvolvimento do aluno, a relação entre família e escola pode se apresentar de maneira bastante complexa, com situações que precisam ser resolvidas não apenas por estas instituições, mas por toda a sociedade.
Referências
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069, de 13-7-1990. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. CURY. A. Filhos Brilhantes, Professores Fascinantes. São Paulo: Editora Planeta, 2007. 151p.
FREDDO, Tânia Maria. O ingresso do filho na escola: o polimento dos espelhos dos pais. Passo Fundo: UPF, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
OLIVEIRA, Zilma R. Educação infantil: fundamentos e métodos. Cortez, 2002
PEREZ, Tereza. Diálogo escola-família: parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. São Paulo: Moderna, 2019. Disponível em:<https://comunidadeeducativa.org.br/wpcontent/uploads/2019/06/Dia%CC%81logo_site.pdf.>
POLONIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, 2005, vol.9, n.2, p. 303-312, 2005. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/pee/a/yLDq54PMBGp7WSM3TqyrDQz/?format=pdf&lang=pt>.
SOUSA, Ana Paula de; JOSÉ FILHO, Mário. A importância da parceria entre família e escola no desenvolvimento educacional. Revista Iberoamericana de Educación. n. 44/47, p. 1-8, 10 jan. 2008.
TIBA, Içami. Disciplina; limite na medida certa. 41ª Ed. São Paulo; Gente, 1996.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007. 182 p. (Psicologia e Pedagogia).