AS CONSEQUÊNCIAS DO RACISMO ESCOLAR VIVENCIADO POR CRIANÇAS NEGRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL:
DESDOBRAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO SOCIO PSICOEMOCIONAL DO SUJEITO
DOI:
https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i14.98Palavras-chave:
racismo;, identidade, criança, educação, subjetividadeResumo
O racismo estrutural tem sido pauta de muitos debates na sociedade contemporânea, buscando discutir a herança escravocrata que o país carrega em suas raízes. A escola enquanto ambiente social formativo, deve estar comprometida em reconhecer, repensar e discutir suas bases e práticas racistas a fim de diminuir os impactos negativos que recaem às crianças negras a curto, médio e longo prazos. O objetivo desse trabalho é ressaltar as consequências que o racismo assume no desenvolvimento sociopsicoemocional da criança negra, a partir do sistema educacional e examinar como a construção da identidade desse sujeito se altera mediante à sociedade racista na qual está inserido. O artigo apresenta uma discussão acerca do racismo pós-abolicionista e das práticas racistas escolares silenciosas do cotidiano brasileiro. A entrevista é o instrumento metodológico escolhido para a coleta de dados dessa pesquisa de teor qualitativo, buscando-se obter depoimentos reais de pessoas negras na fase adulta, a fim de refletir suas vivências escolares sobre o seu passado no período do ensino fundamental. Os resultados expõem as muitas marcas que a escola, enquanto uma instituição racista, deixou nos entrevistados. Assim como continua deixando em milhares de crianças/ gerações desde o final da escravidão.
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