A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM DIALOGICIDADE COM A SAÚDE COLETIVA

uma proposta para formação em odontologia

Autores

  • Carlos Alberto Ferreira Danon Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP
  • Lilian Miranda Magalhães UFBA
  • Midian Angélica Monteiro Garcia UFBA
  • Nicole Ribeiro da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Odontologia, Extensão, Saúde Coletiva, Educação Popular em Saúde

Resumo

Esse texto apresenta uma proposta pedagógica curricular de extensão relacionada a um curso de formação acadêmica em Odontologia. O trabalho emerge das novas demandas educacionais promovidas pela Resolução Nº de 2018 do Ministério da Educação que estabelecem as diretrizes para a curricularização da extensão no Ensino Superior. Contempla uma perspectiva de extensão construída a partir dos princípios da participação e do protagonismo políticos das comunidades em interação com a academia. Aborda o trabalho de extensão como um território de dimensão prática que indissocia teoria e prática, constituin- do-se lugar fértil para a contextualização, significação e problematização de saberes. Aponta que a extensão quando situada nos campos da Saúde Coletiva e da Educação Popular em Saúde fomenta práticas sociais de responsabilidade solidária, de respeito aos Direitos humanos e de conduta ética para a formação humanística em Odontologia.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira Danon, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP

Doutor em Medicina de Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP. Professor Doutor, do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde da Escola de Medicina e Saúde Pública – EBMSP.

Lilian Miranda Magalhães, UFBA

Doutora em Alimentos, Nutrição e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde – PPGANS/UFBA. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura.

Midian Angélica Monteiro Garcia, UFBA

Doutoranda em Artes Cênicas, pelo PPGAC - UFBA, Mestre em Teorias da Literatura e da Cultura, UFBA, professora UNIJORGE. Mestre em Teorias da Literatura e da Cultura, UFBA, professora UNIJORGE

Nicole Ribeiro da Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Odontologia pelo Programa de Pós-Graduação UFBA-UFPB. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Departamento Ciências da Vida - Campus de Salvador.

Referências

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

DANON, C. A. F.; MAGALHÃES, L. M.; GARCIA, M. A. M.; SANTOS, N. R. da S. A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM DIALOGICIDADE COM A SAÚDE COLETIVA: uma proposta para formação em odontologia. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 11, p. 7–15, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/8. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos