RESSONÂNCIAS POÉTICAS EM O SOM AO REDOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i14.764

Palavras-chave:

Cinema, Kleber Mendonça; Fantasmas; Arte;

Resumo

Este texto objetiva uma leitura de como se estrutura a confluência entre sons e imagens na obra O Som ao Redor de Kleber Mendonça, observando-se como tais dispositivos compõem sua poética e sua visão social do país. Realiza-se, portanto uma leitura das visibilidades e audibilidades que se concretizam pela força de aparição, que, no contexto do filme, se dá, principalmente, em movimentos sugeridos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Midian Angélica Monteiro Garcia, UFBA

Doutoranda em Artes Cênicas, UFBA. Mestre em Teorias da Literatura e da Cultura, UFBA. Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB.

Referências

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia; A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica; Sobre o conceito de história. In: Obras escolhidas 1: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 91-107; 165-196; 222-232.

DELEUZE, G. Francis Bacon: Deleuze, G. Francis Bacon, lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

DELEUZE, G. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

FLORES, Virgínia. O Cinema: Uma Arte Sonora. São Paulo: Annablume, 2013

FREUD, Sigmund (1914) Recordar, Repetir e Elaborar. In: FREUD, Sigmund. Fundamentos da Clínica Psicanalítica. (Obras Incompletas). 1ª ed. Belo Horizonte, 2017, pp. 151-164.

MENDONÇA FILHO, Kleber. Três Roteiros: O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

NANCY, Jean-Luc. À escuta. Tradução de Fernanda Bernardo. Belo Horizonte, Edições Chão da Feira, 2014.

SARRAZAC, J-P. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.

SEDLMAYER, Sabrina e GINZBURG, Jaime (Org.). Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-106X2013000100016

Emilie Lesclaux, (Productor), Mendonça, K. (Director). 2012. O Som ao Redor [Película]. Cinemascópio: Brasil

Downloads

Publicado

2024-12-21

Como Citar

GARCIA, M. A. M. RESSONÂNCIAS POÉTICAS EM O SOM AO REDOR. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 14, p. 56–64, 2024. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i14.764. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/764. Acesso em: 21 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos