IMPACTO DOS MAPAS CONCEITUAIS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM ESTUDANTES DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.104Palavras-chave:
Metacognição, Teoria das Situações Didáticas, Funções Matemáticas, Mapas Conceituais DigitaisResumo
Este estudo investiga o impacto dos mapas conceituais digitais no desenvolvimento de estratégias metacognitivas em estudantes de Ciência da Computação e Engenharia da Computação. O objetivo geral é explorar a eficácia dos mapas conceituais digitais como ferramentas para melhorar a metacognição dos estudantes. Especificamente, o estudo visa, a) Analisar como os mapas conceituais digitais facilitam a compreensão e a integração do conhecimento em funções matemáticas, b) Avaliar a capacidade dos estudantes de mobilizar estratégias metacognitivas durante a criação e utilização dos mapas conceituais, c) Investigar o impacto das estratégias metacognitivas na qualidade do processo de aprendizagem e na autoregulação dos estudantes. Adotando uma metodologia qualitativa fundamentada na Engenharia Didática de Artigue, o estudo foi conduzido através de três fases principais: planejamento de atividades didáticas baseadas na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, implementação destas atividades em um ambiente de aprendizagem assistido por computador, e análise qualitativa dos dados coletados. Os resultados indicam que o uso de mapas conceituais digitais, em sinergia com abordagens teóricas sólidas, promove significativamente o desenvolvimento de estratégias metacognitivas, melhorando a compreensão conceitual e a autoregulação dos estudantes. Este estudo contribui para a integração de tecnologias digitais no ensino de disciplinas complexas, enriquecendo a experiência educacional com habilidades críticas de pensamento e autorreflexão
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Referências
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