A INVENÇÃO DE KADOSH

voz e performance na prosa de Hilda Hilst

Autores

  • Maria Andrade Vieira PUC/SP

Palavras-chave:

Hilda Hilst, Kadosh, Voz, Performance, Corporeidade

Resumo

Este artigo tem como proposta investigar de que maneira se constitui a voz do narrador do conto “Kadosh” (1973), da escritora brasileira Hilda Hilst, e como a peregrinação do narrador deixa pistas no corpo do texto a partir de sua poética performática. Para tanto, foram utilizados os conceitos de voz e performance de Paul Zumthor, valendo-se também das perspectivas de corporeidade, dos estudos de George Bataille e Michel Collot. Nesta pesquisa, foram encontradas marcas textuais que criam uma experiência do modo de fazer que transpõem as definições teóricas de performance: não é apenas a voz que performa neste corpus, mas o próprio texto, uma estrutura estética que se comunica e se faz em cena, fazendo da página o palco das palavras.

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Biografia do Autor

Maria Andrade Vieira, PUC/SP

Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP). Doutoranda em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP).

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

VIEIRA, M. A. A INVENÇÃO DE KADOSH: voz e performance na prosa de Hilda Hilst. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 11, p. 17–28, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/10. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos