Pinturas rupestres na Chapada Diamantina-BA
uma possível modelagem etnocultural extraterrestre?
Palavras-chave:
Pinturas rupestres, OVNI, Etnografia culturalResumo
Os desenhos rupestres são os únicos vestígios deixados de forma consciente e voluntariamente pelos homens pré-históricos. Estes registros são encontrados em todo mundo com diversas características, pictografias, idades e configurações diferenciadas. O seu teor ou a sua informação verdadeira ainda é uma incógnita, até mesmo para os especialistas na área. No Brasil, estes pictogramas são encontrados em diversas regiões. Esta situação tem gerado diversas teorias sobre o tema. Na Bahia o estudo sobre o assunto ainda é restrito e incompleto nas suas análises de conteúdo bem como na localização dos seus sítios. Frente a esta fenomenologia considera-se a hipótese de formação ou informação de conteúdo extraterrestre nos desenhos rupestres encontrados. O objetivo geral da pesquisa é a detecção de evidência de uma possibilidade de existência de uma etnocultura extraterrestre nas pinturas rupestres na chapada diamantina. Os objetivos específicos são: demarcação de critérios etnoecológicos para culturas extraterrestres; catalogação e georeferenciamento de pinturas rupestres e proporcionar uma revisão da literatura na área. Utiliza-se uma metodologia de revisão bibliográfica de caráter descritivo lastreado nas bases de dados elencadas e nos descritores evidenciados. Os critérios para seleção das obras referem-se a publicações entre 1990 a 2011, sendo iniciada a leitura e análise em julho de 2011 e a escrita em agosto/setembro de 2011. Como indexadores foram utilizadas as palavras-chave indexadas diretamente ao tema. Por fim, o autor propõe a modelagem etnográfica da pesquisa por meio do sistema de informação geográfica (GIS) através do uso de sensoriamento remoto, GPS e Processamento Digital de imagens.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: Referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: informação e documentação: Numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: informação e documentação: Sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: Citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: Trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2006.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: informação e documentação: Trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2006.
ACHUTTI, L.E.R. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial/Livraria Palmarinca, 1997.
BALANTIER, G. A desordem elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
BANDEIRA, R. L. Chapada Diamantina: história, riquezas e encantos. 3ª edição, Salvador: Onavlis Editora, 1998.
BEGOSSI, A. s/d. Resiliência e populações neotradicionais: os caiçaras (Mata Atlântica) e os caboclos (Amazônia, Brasil). In: DIEGUES, A.C e MOREIRA, A. de C.C (Org). Espaços e recursos naturais de uso comum. São Paulo: NUPAUB/USP, 2001.
CALLENBACH, E. Ecologia: um guia de bolso. São Paulo: Editora Peirópolis, 2001.
DIEGUES JUNIOR, M. Etnias e Culturas no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980.
DIEGUES, A. C. A construção de uma nova ciência da conservação para áreas protegidas nos trópicos: a etno-conservação. ACIMA - Debates Sócio Ambientais, ano 5, nº 13, 1999.
FERREIRA, J.M.C. Ecologia Social e desenvolvimento. Lisboa: xerox, s/d. 2007.
GOMEZ-POMPA, A.; KAUS, A. 1992. Domesticando o mito da natureza selvagem. In: DIEGUES, Antonio C. (Org). Etnoconservação: novos rumos para proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Editora Hucitec: NUPAUB/USP, 2000.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2008.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
Métodos e coleta de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplina correlatas. Rio Claro: UNESP/CNPQ, 2002: 31-46.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e sentido do Brasil. 2ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SILVA, Willy. A casuística ufológica da chapada diamantina. Revista UFO. Disponível em: http://www.ufo.com.br/artigos/a-casuistica-da-chapada-diamantina. Acesso em: 20 jul 2011.