Gestão de conflitos na construção civil
canteiro de obras, um estudo de caso
Palavras-chave:
Gestão, Conflitos, Construção Civil, Pessoas, Canteiro de ObrasResumo
Os conflitos estão presentes em quase todas as relações de trabalho e no setor da construção civil não é diferente. Desde a fase de concepção de um projeto até a conclusão de um empreendimento, o gestor da construção civil se depara com diversos conflitos a serem solucionados. Com isso, faz-se necessário que os gestores tenham conhecimento acerca da área de gestão de pessoas para saber lidar da melhor forma com os conflitos existentes. Esse aprendizado se torna importante para que o gestor saiba identificar as particularidades de cada colaborador a fim de motivá-lo, buscando a melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade. O presente estudo apresentou as formas de comportamento e atuação diante dos conflitos organizacionais nos canteiros de obras. Como forma de pesquisa aplicada ao estudo, foram realizadas pesquisa bibliográfica (acerca da gestão de pessoas, gestão de conflitos, papel do gestor numa organização), e pesquisa tipo estudo de caso através de entrevista com profissionais da engenharia civil, visando investigar como este processo vem acontecendo na prática do canteiro de obras. Dessa forma, estabeleceu-se que, o modelo de gestão aplicado a construção civil, definisse uma maior interação entre gestores e colaboradores, para uma melhor relação entre eles. A pesquisa ajudou a visualizar de forma mais ampla os conflitos, ficando evidente que os eles estão presentes em todas a relações de trabalho, considerando o feedback como um instrumento fundamental na gestão de pessoas. A boa comunicação entre os gestores e funcionários é evidenciada como ótimo instrumento no gerenciamento de conflitos nas organizações.
Referências
BERG, E. A. Administração de Conflitos: abordagens práticas para o dia a dia. Curitiba: Juruá, 2012.
BORGES, Valmir; BRANDÃO, Susany; MARINHO, Eliane. Análise da Gestão de RH na Construção Civil: Teoria x Prática. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwi75p6J18X7AhXGpZUCHe5zC_MQFnoECBcQAQ&url=https%3A%2F%2Fpodesenvolvimento.org.br%2Fpodesenvolvimento%2Farticle%2Fdownload%2F41%2F67&usg=AOvVaw1cDueuwjzrN3MKo2hs8-PB> Acesso em: 23 de novembro de 2022.
BURDRUDGE & BURDRUDGE, Gestão de Conflitos: Desafio do mundo corporativo. Saraiva Uni; 1ª edição, 2017.
CARVALHAL, E; NETO, A.A; ADRANDE, G.M; ARAÚJO, J.V. Negociação e Administração de Conflito. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
CHIANENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999.
FARAH, M. F. S.; Processo de trabalho na construção habitacional: tradição e mudança. São Paulo: Annablume, 1996.
GOLEMAN; Daniel Goleman e a Inteligência Emocional. Disponível em: <https://www.sbie.com.br/blog/daniel-goleman-e-a-inteligencia-emocional/> Acesso em: 23 de novembro de 2022.
MARQUES, J.R. A importância do feedback positivo e negativo na empresa. Set. 2016. Disponível em: <http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/feedback-positivo-negativo-sempre-importante/>. Acesso em 11nov. 2018.
MELLO, M. X. T.O conflito das gerações no ambiente organizacional, 2015.
ROBINS, S. P. Managing organizational conflict: a nontraditional approach. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1974. ______. Organizational behavior. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1983.
SANDERS, S.R., THOMAS, H.R. (1991) Factors affecting masonry-labor productivity. Journal of Construction Engineering and Management, ASCE, Vol.117, No.4. pp.626-44.
TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V. C. B.; FORTUNA, A. A. M. Gestão com Pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
THOMAS, H.R., YAKOUMIS, I. (1987) Factor model of construction productivity. Journal of Construction Engineering and Management, ASCE, Vol.113, No.4. pp.623-639.