Uma visão computacional teórico-prática do emprego da teoria dos grafos na resolução de problemas de fluxo máximo

Autores

  • William da Silva Santos Pinheiro Centro Universitário Jorge Amado
  • Caio Eduardo Pinheiro Costa Centro Universitário Jorge Amado
  • Rafael Alves Cotrim Centro Universitário Jorge Amado

Palavras-chave:

Teoria dos grafos, Fluxo máximo, Algoritmos, Modelagem matemática

Resumo

A teoria dos grafos é uma área da matemática com grande importância para diversas aplicações tecnológicas modernas, como a geolocalização e análise de dados; sua criação é relativamente nova, mas suas contribuições são sentidas em diversas áreas do pensamento humano, como a química, biológica e a própria matemática. Dentre os empregos possíveis da teoria dos grafos está a sua utilização para resolver problemas em que seja necessário detectar o fluxo máximo possível em uma rede que se inicia em uma fonte e termine em um sumidouro. O objetivo geral da presente pesquisa é informar ao leitor sobre o uso da teoria dos grafos na resolução do problema de fluxo máximo. Os objetivos específicos são: a) revisar ao leitor sobre os conceitos da teoria dos grafos, b) informar o leitor sobre o problema de fluxo máximo, c) ilustrar, por meio de um software, o uso da teoria dos grafos na resolução de problemas de fluxo máximo. A metodologia adotada consiste em revisão de literatura realizada a partir da leitura de livros e artigos publicados sobre a temática. Espera-se com o presente trabalho informar e exemplificar ao leitor como se dá a utilização da teoria dos grafos e seus algoritmos na resolução de problemas de fluxo máximo.

Referências

Ahuja, R. K. and Orlin, J. B. (1993). In Network Flows: Theory, Algorithms, and Applications. Prentice Hall.

Amarildo, V. and Luiz, R. R. (2011). Uma aplicação de grafos a um problema agrícola, envolvendo distribuição de água e transportes. Engenharia na agricultura, viçosa - mg, 19(3):203–209.

Balakrishnam, R. and Ranganathan, K. (2012). In A Textbook of Graph Theory. Springer, 2nd edition.

Gilleanes, G. T. A. (2009). In UML 2 Uma Abordagem Prática. novatec.

Koh, K.-M., Dong, F., and Tay, E. G. (2007). In Introduction to Graph Theory: H3 Mathematics. World Scientific Publishing Company.

Netto, P. O. B. and Jurkiewicz, S. (2017). In Grafos: Introdução e Prática. Blucher.

Saoub, K. R. (2017). In A Tour through Graph Theory. Chapman and Hall/CRC.

Saoub, K. R. (2021). In Graph Theory: An Introduction to Proofs, Algorithms, and Applications. Chapman and Hall/CRC, 1st edition.

Szwarcfiter, J. L. (5 abril 2018). In Teoria computacional de grafos: Os algoritmos. GEN LTC.

Thomas H. Cormen, Charles E. Leiserson, R. L. R. C. S. (2001). In Introduction to Algorithms. The MIT Press; 2nd edition.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Pinheiro, W. da S. S., Costa, C. E. P., & Cotrim, R. A. (2023). Uma visão computacional teórico-prática do emprego da teoria dos grafos na resolução de problemas de fluxo máximo. Apoena, 6, 36–47. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/359

Edição

Seção

Artigos