Intervenção fonoaudiológica nos quadros de afasia

revisão integrativa

Autores

  • Gabriela Avelino de Souza UNIJORGE
  • Gisele Ribeiro de Santana UNIJORGE
  • Tâmara Santos Santana Gomes UNIJORGE
  • Ana Carla Filgueira de Souza e Souza ICS-UFBA

Palavras-chave:

Afasia, Reabilitação, Terapia

Resumo

A Afasia é um distúrbio de linguagem de etiologia neurológica. Trata-se de um déficit de linguagem que ocasiona consequências sociais, emocionais e pessoais para os indivíduos acometidos. O objetivo desse estudo foi investigar os tipos de intervenções fonoaudiológicas nos quadros de afasia. Para isso, o percurso metodológico foi organizado a partir de uma revisão integrativa, de natureza descritiva, não-experimental. Os critérios de inclusão foram: estudos que abordassem a afasia e a modalidade de reabilitação fonoaudiológica, publicados em português e inglês, nos últimos cinco anos, nas bases de dados Lilacs e Scielo. Após a análise, foram selecionados oito artigos. Os métodos tradicionais de intervenção para pacientes afásicos têm sido um tema bastante estudado e divulgado na literatura internacional, mas há poucas pesquisas brasileiras, possivelmente devido à dificuldade de randomização dos casos, bem como da realização de pesquisas de segmento. A literatura investigada demonstrou que na reabilitação do indivíduo afásico há evolução satisfatória tratamentos diversos, a exemplo da estimulação transcraniana, terapia de entonação melódica, além de métodos tradicionais como a terapia de recuperação de palavras. Sugere-se a realização de mais estudos que descrevam as abordagens terapêuticas com pacientes afásicos.

Biografia do Autor

Ana Carla Filgueira de Souza e Souza, ICS-UFBA

Doutora e Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS-UFBA. Curso de Especialização sob a forma de Residência em Fonoaudiologia com ênfase em Neurologia, Faculdade Anísio Teixeira-FAT. MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Centro Universitário Jorge Amado.

Referências

Altmann, Raira Fernanda; Silveira, Arieli Bastos da; Pagliarin, Karina Carlesso. Speech-language intervention in expressive aphasia: integrative review. Audiology-Communication Research, v. 24, 2019.

De Azevedo, Giselle Loiacono Ramos; De Melo Ferreira, Michelle; Dos Reis Moura, Rita de Cássia. Benefícios da Musicoterapia no tratamento da afasia motora. Revista Neurociências, v. 29, p. 1-18, 2021.

Ferraz, Samanta Dias; De Moraes, Kely Teixeira. Atuação fonoaudiológica na afasia: uma revisão integrativa de literatura. Anais da Jornada Científica dos Campos Gerais, v. 19, n. 1, 2021.

Fleming, David et al. The effects of short-term musical training on the neural processing of speech-in-noise in older adults. Brain and Cognition, v. 136, n. 103592, 2019.

Fontanesi, Sabrina Roberta Oliveira; Schmidt, Andréia. Intervenções em afasia: uma revisão integrativa. Revista CEFAC, v. 18, n. 1, p. 252-262, 2016.

Fogg-Rogers, Laura et al. “Knowledge Is Power” A Mixed-Methods Study Exploring Adult Audience Preferences for Engagement and Learning Formats Over 3 Years of a Health Science Festival. Science Communication, v. 37, n. 4, p. 419-451, 2015.

Holland R, Crinion J. Can tDCS enhance treatment of aphasia after stroke? Aphasiology, v. 26, n.9, p. 1169-91, 2012.

Jung, Tae-Du et al. Effect of repetitive transcranial magnetic stimulation in a patient with chronic crossed aphasia: fMRI study. Journal of rehabilitation medicine, v. 42, n. 10, p. 973-978, 2010.

Lee, Yune S.; Thaut, Corene; Santoni, Charlene. Music-Induced Speech and Language Rehabilitation. p. 715–737, 2018.

Malachias, Aline Rodrigues; Gushiken, Luciana. Redescobrindo a fala: intervenção teatral com pacientes afásicos atendidos no município de São Vicente. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, v. 18, n. supl, p. 61-63, 2017.

Monroe, Penelope et al. The effects of choral singing on communication impairments in acquired brain injury: a systematic review. International Journal of Language & Communication Disorders, v. 55, n. 3, p. 303-319, 2020.

Norise, Catherine; Hamilton, Roy H. Non-invasive brain stimulation in the treatment of post-stroke and neurodegenerative aphasia: parallels, differences, and lessons learned. Frontiers in Human Neuroscience, v. 10, p. 675, 2017.

Novaes-Pinto, R. Cérebro, linguagem e funcionamento cognitivo na perspectiva sóciohistórico-cultural: inferências a partir do estudo das afasias. Letras de Hoje. v. 47, n. 1, p. 55-64, 2012.

Palazzi A, Fontoura D. Musicoterapia na afasia de expressão: um estudo de caso. Rev Bras Musicoter, v. 20, p. 50-70, 2016.

Pietrobon, Cláudia Aparecida. Treinamento de técnica audiovisual associada a tDCS em pacientes com afasia de Broca: efeitos no desempenho em tarefa de nomeação. 2018. XIII, 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) —Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

Raymer, A. M. et al. Gesture training effects for noun and verb retrieval in aphasia. Journal of the International Neuropsychological Society, v. 12, n. 6, p. 867-882, 2006.

Santos, M.D et al. Transcranial direct-current stimulation induced in stroke patients with aphasia: a propective experimental cohort study. São Paulo Med J, v. 131, n.6, p.422-6, 2013.

Silva, E. B. dá; Delboni, M. C. C.; Fedosse, E. Avaliação de sujeitos com afasia: uma revisão integrativa da literatura. Revista CEFAC, v. 22, n. 1, 2020.

Souza, Mauro Sérgio Furtado; Kopittke, Luciane. Adesão ao tratamento com psicofármacos: fatores de proteção e motivos de não adesão ao tratamento farmacológico. Revista de APS, v. 19, n. 3, 2016.

Zumbansen A, Peretz I, Anglade C, Bilodeau J, Généreux S, Hubert M, et al. Effect of choir activity in the rehabilitation of aphasia: a blind, randomised, controlled pilot study. Aphasiology, v.31, p. 800-900, 2017.

Downloads

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Souza, G. A. de, Santana, G. R. de, Gomes, T. S. S., & Souza, A. C. F. de S. e. (2022). Intervenção fonoaudiológica nos quadros de afasia: revisão integrativa. Apoena, 5(2), 222–233. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/342

Edição

Seção

Artigos