Uma análise de adaptações fílmicas de Peter Pan sob a ótica da psicologia analítica
Palavras-chave:
Peter Pan, Arquétipo, Psicologia AnalíticaResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar como os arquétipos do puer, da mãe, da sombra e o complexo materno, conceitos estes fundamentados por Carl Gustav Jung em sua Psicologia Analítica, apresentam-se em produções cinematográficas de Peter Pan através de duas produções, sendo uma delas o filme “Peter Pan” de 1924, baseada fielmente a obra original de J.M. Barrie e a outra a série “Once Upon A Time” de 2013, que apresenta uma liberdade de criação diferente, mas ainda levando os personagens referenciais do conto de fadas, possibilitando as semelhanças e diferenças nas representações arquetípicas e a forma como o imaginário, possibilitado pela análise de contos de fada, foi recriado nas produções. Através da análise de oito cenas, sendo cinco delas presentes no filme e três presentes na série, foram encontrados os três arquétipos já apresentados e também o complexo materno na forma como os personagens agem e se relacionam entre si, além de também demonstrar a importância da análise fílmica e as representações contidas nos contos de fada para o contexto da Psicologia.
Referências
Almeida, F. B; Nascimento, P.; Ramos, R. S.; Fiusa, D. R. D. Inconsciente coletivo e o arquétipo da persona: noções introdutórias. Revista Saberes da Unijipa. 2015.
Anaz, S. A. L.; Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário. Revista Galáxia (São Paulo, online). Nº 38. 2018.
Araújo, A. F.; Araújo, J. M.; Mont’alverne, I. Peter Pan e a infância eterna: sob o signo da criança heroica. Revista Educação Pública. Cuiabá. 2019.
Hillman, J. O Livro do Puer: ensaios sobre o Arquétipo do Puer Aeternus. 2ª Ed. Editora Paulus. 2008.
Jacobi, J. Complexo, arquétipo e símbolo na psicologia de C.G. Jung. Editora Vozes. 2017.
Jung, C. J. Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. 2º Ed. Volume 9/1. Editora Vozes. 2000.
Oliveira, Aline Werle de. Sociedade e sombra: expressões na criminalidade. 2010.
Sanford, John A. Mal, o lado sombrio da realidade. 1ª Ed. Paulus Editora. 1998.
Serbena, C. A.; Considerações Sobre o Inconsciente: Mito, Símbolo e Arquétipo na Psicologia Analítica. Revista de Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies vol. 16 no. 1. 2010.
Silva, S. L. O arquétipo da sombra. Revista Extensão. 2019.
Von Franz, M. L. A interpretação dos contos de fadas. 1ª Ed. Paulus Editora. 1999.
Von Franz, M. L. Puer Aeternus: a luta do adulto contra o paraíso da infância. 1ª Ed. Paulus Editora. 1992.
Whitmont, Edward C. A evolução da sombra. In: Zweig, Connie; Abrams, Jeremiah. Ao encontro da sombra: o potencial oculto do lado escuro da natureza humana. São Paulo: Cultrix, 2012. p. 36-42.