Musicalização na educação infantil

Autores

  • Rafaela de Araújo Santos
  • Valter Forastieri Cova
  • Eliana Moura dos Santos Sodré

Palavras-chave:

Educação, Musicalização, Aprendizagem, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho tem por finalidade trazer a importância da música como ferramenta pedagógica e teve como problema levar em consideração as dificuldades de ensino utilizando os métodos tradicionais, ampliar e discutir sobre qual a contribuição da música para a formação da criança na Educação Infantil e quais são as metodologias usadas pelo professor no trabalho musical que visa favorecer no desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor da criança, tornando o aprendizado pleno e eficaz com este método inovador, dinâmico e criativo. Diante disso, a música estimula e tem sido suporte para contribuir significativamente no ensino que auxilia na interação, no comportamento da criança em formação, na linguagem de ideias, sensações, sentimentos, criatividade, liberdade de expressão e imaginação. A musicalização é um processo de conhecimento que desperta na criança interesse, sendo um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem tornando as aulas mais estimulantes, atraentes, por consequência prazerosa. Sendo assim este recurso lúdico que é a música, tem forte influência e proporciona uma linguagem rica em todos os aspectos, contribuindo no desenvolvimento integral, pois faz parte da etapa de vida da criança.

Referências

BARRETO, S. J.; CHIARELLI, L. K. M. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recrearte, Nº3, 2005.

BECKER, V. E. A música na escola: uma estratégia pedagógica. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC Curso de Pós-Graduação Especialização Em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Criciúma, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/ Ministério da Educação e Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRÉSIA, Vera Lúcia Passagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, TECA ALENCAR DE. Música na Educação Infantil- Propostas Para a Formação Integral da Criança. São Paulo, Peiropolis, 2003.

BUENO, ROBERTO. Pedagogia da Música-Volume 1. Jundiaí, Keyboard, 2011.

GÓES, Raquel Santos. A música e suas possibilidades no desenvolvimento da criança e do aprimoramento do código linguístico. Revista do Centro de Educação a Distância –CEAD/UDESC, Florianópolis, Vol. 2, n. º 1, p. 27 - 43 mai. /jun. 2009.

NOGUEIRA, M. A. Música e educação infantil: possibilidades de trabalho na perspectiva de uma pedagogia da infância.

OLIVEIRA, Débora Alves de. Musicalização na Educação Infantil. 2001.

SILVA, P. C. V. A música como veículo promotor de ensino e aprendizagens. Relatório de Estágio apresentado à Universidade dos Açores para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? São Paulo: Editora Cortez, 3.ed. 1999.

TENNROLLER, D. C.; CUNHA, M. M. Música e educação: a música no processo ensino/aprendizagem. Eventos Pedagógicos, v. 3, n. 3, p. 33-43, 2012.

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Santos, R. de A., Cova, V. F., & Sodré, E. M. dos S. (2020). Musicalização na educação infantil. Apoena, 3, 1–16. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/246

Edição

Seção

Artigos