Alfabetização
entre o método tradicional e o construtivismo
Palavras-chave:
Alfabetização, Métodos tradicionais, Consciência fonológica, ConstrutivismoResumo
O fracasso escolar na alfabetização ainda é um problema da Educação Básica do Brasil. Nesse contexto, o fracasso sempre esteve ligado aos métodos empregados durante o processo inicial de alfabetização, polarizando o tema entre o método fônico e o construtivismo. Logo, dúvidas em relação às quais métodos e estratégias são mais adequados para alfabetização de crianças nas escolas surgem entre pais e professores. Pensando nessa problemática, o objetivo desse estudo é identificar as estratégias e os métodos mais adequados para alfabetização de crianças nas escolas, abordando o tema Alfabetização: entre o método tradicional e o construtivismo. Propõe-se, assim, apresentar as diferenças entre os métodos sintéticos e analíticos, elucidando o trabalho da consciência fonológica na Base Nacional Comum Nacional (BNCC), trazendo a ideia de voltar a priorizar o aprendizado da leitura de palavras, mas sem o uso das antigas cartilhas e posteriormente, demonstrar as contribuições do construtivismo com a psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro no processo de alfabetização. Valendo-se de levantamento bibliográfico de cunho exploratório e de natureza qualitativa.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
CASTAÑON, G. A. (1). Construtivismo e ciências humanas. Ciências & Cognição, 5. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/523.
FREITAS, Gabriela C. Menezes de. Oficina de alfabetização – Alfabetização: afinal... O que é que está acontecendo?.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Secretaria Municipal da Educação. Referencial curricular municipal para os anos iniciais do ensino fundamental de Salvador. Secretaria Municipal da Educação, 2015.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
VYGOTSKY, Lev Semenovictch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.