TRANSTORNO DO DÉFICT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) E O AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Rayssa Aragão do Espirito Santo
  • Eliana de Moura Sodré

Palavras-chave:

Transtorno De Déficit De Atenção/Hiperatividade, Escola, Alunos

Resumo

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade que ocorre com maior frequência e frequência do que normalmente observado em indivíduos com níveis de desenvolvimento equivalentes. O TDAH como um transtorno comportamental, envolve a desatenção e hiperatividade/irritabilidade. De modo geral, as crianças com TDAH não conseguem se concentrar no aprendizado por longos períodos de tempo e se distraem facilmente. O objetivo deste estudo é apresentar como as práticas pedagógicas podem ser inseridas e trabalhadas no contexto das salas de aulas com alunos que possuem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, a partir de uma revisão de literatura, de cunho qualitativo. A escola deve ser um elo entre a família e o tratamento com especialistas, promovendo a inclusão escolar, explicar claramente o objetivo de cada tarefa, manter uma rotina e prever pausas, reforçar visual e auditivamente as regras estabelecidas, dividir as atividades em unidades menores, ensinar como captar a ideia principal, ensinar como monitorar suas atividades, colaborando assim para um aprendizado e desenvolvido destes alunos.

Biografia do Autor

Rayssa Aragão do Espirito Santo

Licencianda em Pedagogia.

Eliana de Moura Sodré

Professora da Unijorge.

Referências

ABDA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. O que é TDAH? Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), 2022. Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/ Acesso em: 10 jun. 2022.

ENCICLOPÉDIA DA SAÚDE. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Ig – Minha Saúde, 2008. Disponível em: http://saude.ig.com.br/mi-nhasaude/%20enciclopedia/transtorno+de+deficit+de%20+atencao+e+hiperatividade+tdah/ref1238131678096.html Acesso em: 10 maio 2022.

ESCOLAS EXPONENCIAIS. TDHA na escola: tudo que o gestor escolar precisa saber. Escolas Exponenciais, 2019. Disponível em: https://escolasexponenciais.com.br/desafios-contemporaneos/tdah-na-escolatudo-que-o-gestor-escolar-precisa-saber/ Acesso em: 13 jun. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019

GRAEFF, R. L.; VAZ, C. E. Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Psicol. USP, v. 19, n. 3, p. 341-361, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/8yKwZ7nLBCxr7h5TffqPvKz/?for-mat=pdf&lang=pt Acesso em: 10 maio 2022.

INSTITUTO DE PSIQUIATRIA PAULISTA. TDAH: o transtorno que atinge crianças e adultos. Instituto de Psiquiatria Paulista, 2019. Disponível em: https://psiquiatriapaulista.com.br/tdah-sintomas-adultos-criancas/ Acesso em: 10 jun. 2022.

MACKENZIE. TDAH: o que é e como influencia na aprendizagem escolar. Mackenzie, 2020. Disponível em: https://www.mackenzie.br/noticias/artigo/n/a/i/tdah-o-que-e-e-como-influencia-naaprendizagem-escolar Acesso em: 13 jun. 2022.

MAIA, M. I. R.; CONFORTIN, H. TDAH e a aprendizagem: um desafio para a educação. Perspectiva, v. 39, n. 148, p. 73-84, 2015. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/148_535.pdf Acesso em: 10 maio 2022.

PEREIRA, J. A. A. A inclusão das crianças com TDAH no ambiente escolar. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/15780/1/2015_JucianeA.AndradePereira_tcc.pdf Acesso em: 14 jun. 2022.

PEREIRA, R. A. A criança com TDAH e a escola. Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), 2010. Disponível em: https://tdah.org.br/a-criancacom-tdah-e-a-escola/ Acesso em: 13 jun. 2022.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/plugin-file.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-Ebook-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf Acesso em: 13 jun. 2022.

SILVA, A. B. B. Mentes inquietas. Entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas. São Paulo: Gente, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Santo, R. A. do E., & Sodré, E. de M. (2023). TRANSTORNO DO DÉFICT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) E O AMBIENTE ESCOLAR. Apoena, 7, 478–486. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/181

Edição

Seção

Artigos