AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE CÂNCER DE PELE NA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E JOGO DIDÁTICO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Brisa S. Solon de oliveira
  • Evelin Damasceno Conceição
  • Marília de Santana Mota
  • Maria Eduarda Jucá T. Carvalho
  • Nicholas Ettore Queiroz dos Santos
  • Érica Etelvina Viana de Jesus Centro Universitário Jorge Amado

Palavras-chave:

Câncer de pele, proteção solar, exposição solar, fotoproteção, universitários

Resumo

O câncer de pele é caracterizado como a neoplasia mais comum do país. Deste modo, os jovens são classificados como grupos mais propensos a vulnerabilidade da exposição solar de forma inadequada. Objetivou-se avaliar o conhecimento dos jovens universitários sobre o câncer de pele, devido à exposição solar, relacionada ao uso inadequado de protetores. Trata-se de um estudo transversal e descritivo com pesquisa quantitativa, composto por 102 jovens universitários e aplicado por meio de questionário e jogo didático com perguntas e respostas voltadas à proteção solar dos mesmos. A maioria dos jovens afirmaram se expor ao sol por mais de uma hora, cerca de 14% dos entrevistados relataram possuir histórico familiar de câncer de pele. Após aplicação do jogo didático, os jovens entrevistados relataram a importância do conhecimento da proteção contra os raios solares e a eficácia do jogo aplicado.

Biografia do Autor

Brisa S. Solon de oliveira

Graduando de Odontologia.

Evelin Damasceno Conceição

Graduando de Enfermagem.

Marília de Santana Mota

Graduando de Odontologia.

Maria Eduarda Jucá T. Carvalho

Graduando de Odontologia.

Nicholas Ettore Queiroz dos Santos

Graduando de Odontologia.

Érica Etelvina Viana de Jesus, Centro Universitário Jorge Amado

Docente.

Referências

SOUZA, Sonia R; FISCHER, Frida M; SOUZA, José M P . Bronzeamento e risco de melanoma cutâneo: revisão da literatura. São Paulo: Revista de Saúde Pública, 2004.

CAFRI, Guy; THOMPSON, J Kevin; JACOBSEN, Paul B. Appearance reasons for tanning mediate the relationship between media influence and UV exposure and sun protection. United States: Arch Dermatol, 2006.

CASTILHO, Ivan Gagliardi; SOUZA, Maria Aparecida Alves; LEITE, Rubens Marcelo Souza. Fotoexposição e fatores de risco para câncer da pele: uma avaliação de hábitos e conhecimentos entre estudantes universitários. Brasil: Anais Brasileiros de Dermatologia, 2010.

URASAKI , Maristela Belletti; MURAD, Mirian Maria; SILVA, Melissa Teles; MAEKAWA, Thaissa Ayumi; ZONTA, Gizela Maria Agostini. Práticas de exposição e proteção solar de jovens universitários. São Paulo: Revista Brasileira de Enfermagem, 2016.

PAGUNG, Caroline ; SANTIAGO, Emanuele De ; ANDRADE, Jessica Nobre ; PISSOLATO, Lucas ; JUNIOR, Cipriano Silva; KORTE , Rodolfo Luís. Câncer de pele não melanoma: uma análise do comprometimento de margens em excisões. Rondônia: Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, 2023.

COSTA, Rosa Cristina ; GONZAGA, Glaucia Ribeiro ; MIRANDA, Jean Carlos . Desenvolvimento e validação do jogo didático "desafio ciências-animais" para utilização em aulas de ciências no ensino fundamental regular. Rio de Janeiro: Revista da SBEnBio, 2016.

INCA, Instituto Nacional de Câncer. Câncer de pele não melanoma: O câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil. Ministerio da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pele-nao-melanoma. Acesso em: 06 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

oliveira, B. S. S. de, Conceição, E. D., Mota, M. de S., Carvalho, M. E. J. T., Santos, N. E. Q. dos, & Jesus, Érica E. V. de. (2023). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE CÂNCER DE PELE NA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E JOGO DIDÁTICO EXPLORATÓRIO. Apoena, 7, 212–229. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/162

Edição

Seção

Artigos