EFEITOS VISUAIS NO AUDIOVISUAL BRASILEIRO

UM OLHAR SOBRE A SÉRIE “CIDADE INVISÍVEL”

Autores

  • Gabriel Nunes Lima Centro Universitário Jorge Amado
  • Leonardo Assunção Bião Almeida Centro Universitário Jorge Amado

Palavras-chave:

efeitos visuais, audiovisual brasileiro, cidade Invisível

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as diversas tecnicidades (MARTIN- BARBERO, 2003; 2009) envolvidas na produção de efeitos visuais da série "Cidade Invisível", destacando a importância dessas técnicas na transposição de uma identidade pertencente ao fantástico, conforme definido por Tzvetan Todorov (TODOROV, 2010). Nosso estudo busca compreender as características do gênero fantástico, conforme definido pelo crítico literário búlgaro, e como essas características se relacionam com a série, especificamente no contexto audiovisual, onde os efeitos visuais têm o poder de potencializar essa abordagem. Além disso, analisaremos as técnicas específicas empregadas na produção da série com o objetivo de responder à seguinte indagação: Com os limitados recursos financeiros destinados às produções brasileiras, é possível criar efeitos visuais de qualidade? A partir dessa análise, traçaremos uma perspectiva para o futuro, considerando o surgimento de novas técnicas e abordagens na indústria audiovisual. Para uma melhor compreensão das técnicas e conceitos que permeiam os efeitos visuais, recorreremos à perspectiva do supervisor de VFX, Eran Dinur, em sua análise das experiências no setor (DINUR, 2022). Ao explorar esses aspectos, este artigo contribuirá para uma compreensão mais profunda da relação entre efeitos visuais e narrativa no contexto do fantástico, além de promover uma reflexão sobre o potencial da indústria cinematográfica brasileira e internacional para inovações impulsionadas tanto pelos avanços recentes quanto pelos conceitos técnicos mais antigos no campo dos efeitos visuais.

Biografia do Autor

Gabriel Nunes Lima, Centro Universitário Jorge Amado

Graduando do sétimo semestre do curso de Cinema e Audiovisual e integrante do Grupo de Pesquisa “Transformações no modo de fazer e ver o Audiovisual contemporâneo” no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Leonardo Assunção Bião Almeida, Centro Universitário Jorge Amado

Professor dos cursos de Comunicação e Design e coordenador do Grupo de Pesquisa “Transformações no modo de fazer e ver o Audiovisual contemporâneo” do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PÓSCOM/UFBA).

Referências

DINUR, Eran. The filmmaker’s guide to visual effects : the art and techniques of VFX for directors, producers, editors, and cinematographers. New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2022.

GOMES, Itania Maria Mota; SANTOS, Thiago Emanoel Ferreira; ARAÚJO, Carolina Santos Garcia; MOTA JUNIOR, Edinaldo Araújo. Temporalidades Múltiplas: análise cultural dos videoclipes e da performance de Figueroas a partir dos mapas das mediações e das mutações culturais. Contracampo, Niterói, v. 36, n. 03, pp. 134-153, dez. 2017/mar.2018.

GUTMANN, J. F. Audiovisual em Rede: derivas conceituais. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2021.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e sociedade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

________________________. Pistas para entre-ver meios e mediações. In: Dos meios às mediações: 3 introduções. Revista Matrizes, São Paulo, v.12, n. 1, 2003.

________________________. As formas mestiças da mídia. Entrevista à revista Fapesp. Revista Fapesp, 163 ed. set. 2009. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2009/09/01/as-formas-mesticas-da-midia/. Acesso em 07/12/2023.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo (Sp): Perspectiva, 2010.

ZULIANI, A. Cidade Invisível driblou falta de recursos para fazer efeitos especiais. Disponível em: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/series/cidade-invisivel-driblou-falta-de-recursos-para-fazer-efeitos-especiais-entenda-99635. Acesso em: 10/12/2023.

CHAPHEKAR, Anoop. Why Matchmove Is Important for Integrating CG Elements into Live-Action Footage. Toolbox. Disponível em: <https://www.toolbox-studio.com/blog/matchmove-important-integrating-cg-elements-live-action-footage/>. Acesso em: 7 dez. 2023.

NAZON, Benjamin . An Introduction to Matte Painting. Art Rocket. Disponível em: <https://www.clipstudio.net/how-to-draw/archives/156700>. Acesso em: 7 dez. 2023.

SIMÃO, Luciano. O fantástico segundo Todorov e a literatura fantástica contemporânea. Escotilha. Disponível em: <https://escotilha.com.br/literatura/livro-introducao-a-literatura-fantastica-tzvetan-todorov-analise/>. Acesso em: 10 dez. 2023.

TIETZMANN, Roberto. Intercom-Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Cinema e efeitos visuais: quatro discursos a respeito de suas relações. [s.l.:s.n.], 2015. Disponível <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2985-1.pdf>. em: Acesso em: 5 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Lima, G. N., & Almeida, L. A. B. (2023). EFEITOS VISUAIS NO AUDIOVISUAL BRASILEIRO: UM OLHAR SOBRE A SÉRIE “CIDADE INVISÍVEL”. Apoena, 7, 153–169. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/158

Edição

Seção

Artigos