DISLEXIA E APRENDIZAGEM
UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES ACERCA DO TRABALHO COM ESTUDANTES DISLÉXICOS
Palavras-chave:
Dislexia, Aprendizagem, MetodologiaResumo
A dislexia é um tema estudado nos últimos anos principalmente pela Pedagogia e Neurociência, pois tem sido cada dia mais comum o diagnóstico de indivíduos com tal distúrbio. Considerada como um transtorno neurobiológico que dificulta a aquisição das aprendizagens, a dislexia acomete de 0,5% a 17% da população mundial. Diante disso, objetivamos compreendê-la do ponto de vista histórico, social e por meio dos processos de aprendizagem, assim como analisar a percepção dos professores que trabalham com crianças com dislexia no contexto da Educação Fundamental, no Município de Santo Antônio de Jesus-BA, com destaque nas estratégias pedagógicas utilizadas. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e será desenvolvida através de estudos bibliográficos por meio de entrevistas com professores da rede municipal do local em pauta. A análise e discussão dos dados serão realizadas a partir da Análise de Conteúdo. Esperamos demonstrar como os saberes acerca da dislexia, assim como as estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagens podem contribuir significativamente para a minimização das consequências dos distúrbios provocados por essa alteração cromossômica, assim como contribuir para o debate e reflexões acerca da temática.
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