DISLEXIA E APRENDIZAGEM

UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES ACERCA DO TRABALHO COM ESTUDANTES DISLÉXICOS

Autores

  • Adriana Santana Barbosa De Jesus
  • Icreia Ribeiro Souza
  • Micaele Dos Santos Melo
  • Jaqueline Sampaio Schramm Mota

Palavras-chave:

Dislexia, Aprendizagem, Metodologia

Resumo

A dislexia é um tema estudado nos últimos anos principalmente pela Pedagogia e Neurociência, pois tem sido cada dia mais comum o diagnóstico de indivíduos com tal distúrbio. Considerada como um transtorno neurobiológico que dificulta a aquisição das aprendizagens, a dislexia acomete de 0,5% a 17% da população mundial. Diante disso, objetivamos compreendê-la do ponto de vista histórico, social e por meio dos processos de aprendizagem, assim como analisar a percepção dos professores que trabalham com crianças com dislexia no contexto da Educação Fundamental, no Município de Santo Antônio de Jesus-BA, com destaque nas estratégias pedagógicas utilizadas. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e será desenvolvida através de estudos bibliográficos por meio de entrevistas com professores da rede municipal do local em pauta. A análise e discussão dos dados serão realizadas a partir da Análise de Conteúdo. Esperamos demonstrar como os saberes acerca da dislexia, assim como as estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagens podem contribuir significativamente para a minimização das consequências dos distúrbios provocados por essa alteração cromossômica, assim como contribuir para o debate e reflexões acerca da temática.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA. Como interagir com o disléxico em sala de aula. 2016. Disponível em: http://www.dislexia.org.br/como-interagir-com-odislexico-em-sala-de-aula/. Acesso em: 29 jun. 2023.

Associação Brasileira de Dislexia. Disponível em:< https://www.dislexia.org.br/>. Acesso em 10 de abr. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei 14254 de 30 de novembro de 2021. Diário Oficial da União. Poder Legislativo. Brasília, 01 de dezembro de 2021. Seção 1, p. 05. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14254.htm>. Acesso em 29 jun. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

CAPELLINI A. S.; GERMANO G.D.; PADULA, N.A.M.R. Dislexia e distúrbio de aprendizagem: critérios diagnósticos. In: Capellini SA, Germano GD, Cunha VLO,eds. Transtornos de aprendizagem e transtornos de atenção (da avaliação à intervenção). São José dos Campos: Pulso Editorial; 2010.

DAZZANI, Maria Virgínia Machado. A psicologia escolar e a educação inclusiva: Uma leitura crítica. Psicologia. ciencia. profissão. , vol. 30, n.2, p. 362-375, 2010.

FERNÁNDEZ, Alicia. A Inteligência Aprisionada: abordagem Psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artmed, 1991.

FIGUEIRA, Guilherme Luiz Mascarenhas. Um olhar psicopedagógico sobre a dislexia. Especialização em Psicopedagogia. Universidade Cândido Mendes. Niterói: RJ. 2012. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N204682.pdf.>.Acesso em: 25 jun. 2023.

GONÇALVES, D. ; NAVARRO, E. Como Trabalhar Com Criança Disléxica. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar (2012) n.o7 p. 81 - 85.

LIMA, Luísa Barbosa. Dislexia e ensino-aprendizagem de língua portuguesa: um estudo de caso. 41 f. Universidade de Brasília, 2013.

LUCZYNSKI, Zeneida B. Dislexia: você sabe o que é? Curitiba-PR: Ed. Autor, 2002.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MACHADO AC, Capellini SA. Caracterização do desempenho de crianças com dislexia do desenvolvimento em tarefas de escrita. Rev Bras Crescimento e Desenvolvimento Hum. 2011;21(1):133-9.

MARSILI, Mira Allil. Dislexia no contexto da aprendizagem. Especialização em Controladoria e Finanças. Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro: RJ. 2010. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/c205242.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

MANTOAN, M, T, E. (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. Atlas Editora, Edição nº 6, Brasil, 2011.

NEUROSABER. Como é o processo de alfabetização de uma criança com dislexia? InstitutoNeuroSaber, 04 ago. 2020. Disponível em: <https://institutoneurosaber.com.br/como-e-o-processo-de-alfabetizacao-de-uma-crianca-com-dislexia/#:~:text=Na%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20que%20podemos,organizar%20os%20sons%20das%20letras>. Acesso em: 13 jun. 2023.

OLIVIER, Lou. Distúrbios de Aprendizagem e de Comportamento – Rio de Janeiro, Ed. Wak , 2007.

PONÇANO, Neuza Aparecida. A dislexia como dificuldade de aprendizagem sob a ótica do professor. 2007. P. 46 e 47.

SOUSA, S. F. S.; SILVEIRA, H. E. S. Terminologias Químicas em Libras: A Utilização de Sinais na Aprendizagem de Alunos Surdos. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, p. 37-46, de fev. 2011.

STAINBACK S.; STAINBACK W. Inclusão: Um guia para Educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

TAVARES, Hermínia V. Apoio pedagógico as crianças com necessidades educacionais especiais: dislexia. Monografia de Pós-Graduação Lato Sensu em Distúrbio de Aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC. São Paulo, 2008.

TAVARES, Isis Moura e CIT, Simone. Linguagem da música. Curitiba: Ibpex, 2008.

WIPPEL, M. L.; FADANELLI, A. M. Prática da fonoaudiologia na escola na visão dos fonoaudiólogos e professores atuantes na rede municipal de ensino de Curitiba. Jornal Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, v. 4, jan/mar 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Jesus, A. S. B. D., Souza, I. R., Melo, M. D. S., & Mota, J. S. S. (2023). DISLEXIA E APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES ACERCA DO TRABALHO COM ESTUDANTES DISLÉXICOS. Apoena, 7, 123–152. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/apoena/article/view/157

Edição

Seção

Artigos