ESTUDO DO FENÔMENO DA EVASÃO ESCOLAR
REVISÃO DE LITERATURA E AVALIAÇÃO DO CENÁRIO DA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS ENQUANTO CAMPO DE PESQUISA
Palavras-chave:
Revisão de Literatura, Mineração de Dados Educacionais, Evasão EscolarResumo
Com o recente avanço de novas tecnologias, em especial, o aprendizado de máquina, a Mineração de Dados Educacionais (MDE) emergiu como um novo campo de estudo e método de análise de evasão escolar. Agora, alguns anos depois da fundação deste novo ramo de pesquisa, as condições para uma investigação geral a respeito de seu progresso estão estabelecidas. Assim, este artigo tem como objetivo geral construir uma revisão de literatura para a MDE. Os objetivos específicos envolvem: a) a avaliação do cenário geral da MDE e b) a criação de gráficos de interesse que elucidem mais a respeito de tópicos específicos. Para tal, foram investigados mais de 30 estudos publicados ainda neste século, de origem nacional e internacional.
Referências
BAKER, R.S.J.d., CARVALHO, A. M. J. B. d., ISOTANI, Seiji., Mineração de Dados Educacionais: Oportunidades para o Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 19, Número 2, 2011. DOI: 10.5753/RBIE.2011.19.02.03
DEMETRIOU, Cynthia., SCHMITZ-SCIBORSKI, Amy., Integration, Motivation, Strengths and Optimism: Retention Theories Past, Present and Future. Em R. Hayes (Org.), Proceedings of the 7th National Symposium on student retention (pp. 300-312). Norman, OK: The University of Oklahoma.
GÉRON, Aurélien. Mãos à Obra: Aprendizado de Máquina com Scikit-Learn, Keras & Tensorflow: conceitos, ferramentas e técnicas para a construção de sistemas inteligentes. 2021, 2ª Edição.
MARQUES, Leonardo Torres, CASTRO, Angélica Félix de, MARQUES, Bruno Torres, SILVA, Jesaias Carvalho Pereira, QUEIROZ, Paulo Gabriel Gadelha., Mineração de dados auxiliando na descoberta das causas da evasão escolar: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Volume 17, Número 3, 2019.
SANTOS, Vitor Hugo Barbosa dos, SARAIVA, Daniel Victor, OLIVEIRA, Catarina Teixeira de., Uma análise de trabalhos de mineração de dados educacionais no contexto da evasão escolar. X Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2021. DOI: 10.5753/sbie.2021.218167
SPADY, W. G. (1970). Dropouts from higher education: An interdisciplinary review and synthesis. Interchange, 1(1), 64–85. doi:10.1007/bf02214313
SPADY, W. G. (1971). Dropouts from higher education: Toward an empirical model. Interchange, 2(3), 38–62. doi:10.1007/bf02282469
TINTO, V. (1975). Dropout from Higher Education: A Theoretical Synthesis of Recent Research. Review of Educational Research, 45(1), 89. doi:10.2307/1170024
TINTO, V. (2006). Research and Practice of Student Retention: What Next? Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, 8(1), 1–19. doi:10.2190/4ynu-4tmb-22dj-an4w